A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EOGRAFIA NA ESCOLA ALEMÃ

496 palavras 2 páginas
.
A institucionalização do ensino de geografia na escola alemã deu-se no século XIX, por um modelo conhecido como via prussiana, que tinha seu território fragmentado em feudos, principiados e ducados. Sua formação Estado Nacional desenvolveu-se praticamente durante todo o século XIX, sob-rígido controle dos dirigentes políticos, com a participação popular. Sua unificação foi um problema no cenário europeu e mundial. A geografia nasceu para resolver duas questões a interna, que já acontecia em função de uma outra e a externa que era o desejo de expansão do construtivo do capitalismo.
Nos anos de sua unificação em 1870, houve um crescimento de escolarização na Alemanha, isso ocasionou em baixas taxas de analfabetismo significativas. O Estado-Nação da Alemanha depois de constituído queria um conhecimento maior de sua geografia, seria ela como razão militar ou como razão escolar.
As razoes pedagógicas e ideológicas tiveram papel decisivo para a consolidação acadêmica da Geografia. Abordavam um currículo entre o físico e o humano. Começavam pelo físico para depois desenvolverem os aspectos humanos. O modelo era naturalista ao ensino da Geografia por conter influências das ciências naturais, que afirmaram-se mais cedo no cenário universitário.
Tinha como traços marcantes a ênfase na Geografia Física que enfatizavam os aspectos físicos do planeta dentro das explicações dos fenômenos, e não raciocinavam sobre o espaço, mas faziam-se dele uma espécie de inventario.O enciclopedismo relacionava-se ao aumento do nível de abstração do discurso geográfico ao conceder um peso significativo as nomenclaturas ligadas aos aspectos físicos como clima, relevo, hidrografia e etc.
A despolitização teve origem no nacionalismo e no patriotismo exacerbado, acontecendo uma aproximação entre a Geografia escolar Moderna e o sistema escolar, especialmente na Alemanha e na França.
A presença da geografia foi importante em todos os níveis e centros de ensino. Nas escolas primarias

Relacionados

  • Terra livre
    40221 palavras | 161 páginas
  • Conceito da geografia
    61077 palavras | 245 páginas
  • Dicionrio Da Educao Do Campo
    350055 palavras | 1401 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas