A INSPIRAÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA SEGUNDO O PENSAMENTO DE ORÍGENES

2717 palavras 11 páginas
FUNDAÇÃO SANTA TERESINHA- FUNDASTEM
FACULDADE DIOCESANA DE MOSSORO – FDM
CURSO: TEOLOGIA – 2º PERÍODO
DISCIPLINA: PATROLOGIA
DOCENTE: Pe. CHALES LAMARTINE SOUZA FREITAS
DISCENTE: RAILTON SÉRGIO BEZERRA DE OLIVEIRA JÚNIOR

A INSPIRAÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA SEGUNDO O PENSAMENTO DE ORÍGENES

MOSSORÓ, RN
2013
RAILTON SÉRGIO BEZERRA DE OLIVEIRA JÚNIOR

A INSPIRAÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA SEGUNDO O PENSAMENTO DE ORÍGENES

Trabalho apresentado ao Prof. Ms. Pe. Charles Lamartine Souza Freitas como requisito avaliativo à composição da nota da disciplina Patrologia do 2° período do Curso de Teologia da Faculdade Diocesana de Mossoró - FDM.

MOSSORÓ, RN
2013

A INSPIRAÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA
SEGUNDO O PENSAMENTO DE ORÍGENES

Teólogo, exegeta, apologista, asceta, precursor dos Padres do Deserto, Orígenes veio a tornar-se um dos homes de maior ênfase da igreja em sua época. Não se sabe muito a respeito da vida de Orígenes, a principal fonte que existe sobre sua vida nos é transmitido por Eusébio de Cesaréia, em seu livro História Eclesiástica (livro VI).
Orígenes nasceu em uma família cristã em 185 na cidade de Alexandria. Devido aos maus tratos sofrido na prisão, morre aos 69 anos. Seu mestre foi o seu próprio pai, Leônidas, que lhe transmitiu a fé, ensinou disciplinas helênicas e as Sagradas Escrituras. Aos 18 anos teve que assumir a responsabilidade de sustentar sua família, para isso torna-se professor de gramática, mas devido à necessidade de catequizar as pessoas em Alexandria, abandona o ensino da gramática e passa a dedicar-se a esta precisão do bispo Demétrio.
Na medida em que se dedicou a catequese, Orígenes percebe que esse ensinamento era insuficiente para responder as objeções que se levantavam contra a fé cristã. Nessa realidade, criou um centro de ensino superior, abandonando a função de catequista para dedicar-se a essa nova realidade.

A originalidade de Orígenes foi a

Relacionados

  • Cr Tica Textual Do NT Wilson Paroschi
    87605 palavras | 351 páginas