A INSPIRAÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA SEGUNDO O PENSAMENTO DE ORÍGENES

Páginas: 11 (2717 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2014
FUNDAÇÃO SANTA TERESINHA- FUNDASTEM
FACULDADE DIOCESANA DE MOSSORO – FDM
CURSO: TEOLOGIA – 2º PERÍODO
DISCIPLINA: PATROLOGIA
DOCENTE: Pe. CHALES LAMARTINE SOUZA FREITAS
DISCENTE: RAILTON SÉRGIO BEZERRA DE OLIVEIRA JÚNIOR






A INSPIRAÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA SEGUNDO O PENSAMENTO DE ORÍGENES












MOSSORÓ, RN
2013
RAILTON SÉRGIO BEZERRA DE OLIVEIRA JÚNIORA INSPIRAÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA SEGUNDO O PENSAMENTO DE ORÍGENES





Trabalho apresentado ao Prof. Ms. Pe. Charles Lamartine Souza Freitas como requisito avaliativo à composição da nota da disciplina Patrologia do 2° período do Curso de Teologia da Faculdade Diocesana de Mossoró - FDM.








MOSSORÓ, RN
2013

A INSPIRAÇÃO DA SAGRADA ESCRITURA
SEGUNDO O PENSAMENTO DEORÍGENES

Teólogo, exegeta, apologista, asceta, precursor dos Padres do Deserto, Orígenes veio a tornar-se um dos homes de maior ênfase da igreja em sua época. Não se sabe muito a respeito da vida de Orígenes, a principal fonte que existe sobre sua vida nos é transmitido por Eusébio de Cesaréia, em seu livro História Eclesiástica (livro VI).
Orígenes nasceu em uma família cristã em 185 nacidade de Alexandria. Devido aos maus tratos sofrido na prisão, morre aos 69 anos. Seu mestre foi o seu próprio pai, Leônidas, que lhe transmitiu a fé, ensinou disciplinas helênicas e as Sagradas Escrituras. Aos 18 anos teve que assumir a responsabilidade de sustentar sua família, para isso torna-se professor de gramática, mas devido à necessidade de catequizar as pessoas em Alexandria, abandona oensino da gramática e passa a dedicar-se a esta precisão do bispo Demétrio.
Na medida em que se dedicou a catequese, Orígenes percebe que esse ensinamento era insuficiente para responder as objeções que se levantavam contra a fé cristã. Nessa realidade, criou um centro de ensino superior, abandonando a função de catequista para dedicar-se a essa nova realidade.

A originalidade de Orígenes foi ade fundar um centro no qual se oferecia um ensino completo, abarcando todos os ramos da cultura profana, como eram concebidos na época, e os coroava com o estudo das Escrituras. (FRANGIOTTI, 2004, 11).

Graças a esse centro de estudos superior, chamado Didaskaleion, teve que dedicar-se ao estudo da filosofia, estuda os filósofos gregos e aprende hebraico, mas afina-se principalmente com oneoplatonismo.
Em uma de suas viagens à Palestina, Orígenes é ordenado presbítero pelos bispos de Cesaréia e de Jerusalém, mas sem o consentimento de Demétrio, em quem causa uma grande ira, que expulsa-o de sua diocese, afasta-o do magistério e do presbitério, e por causa da sua ordenação ilegal o excomunga. A partir daí se situa em Cesaréia da Palestina, onde se torna a figura mais destacada da Igrejade seu tempo e onde passa os últimos anos de sua vida.
Orígenes possui obras dos mais diversos gêneros, obras de crítica textual e exegética (possui comentários de quase todos os livros da Sagrada Escritura), escrito apologético e escritos dogmáticos, mas é em sua obra Os Princípios (livro IV) que perceberemos uma preocupação sobre a inspiração da Sagrada Escritura e como ela deve ser lida einterpretada.
De acordo com o pensamento de Orígenes, podemos afirmar que os ensinamentos e as palavras de Cristo não são apenas aquelas que foram anunciadas por Ele próprio, quando encarnado no seio da humanidade, reconhecidas através dos evangelhos, mas que toda a Escritura Divina é palavra de Cristo, pois Este, o Verbo, estava presente em Moisés, nos profetas, nos apóstolos, em Paulo, pois todosestes falaram e fizeram tudo cheios do Espirito Santo.

Prega-se também manifestamente nas igrejas que este Espírito inspirou cada um dos santos, dos profetas e dos apóstolos, e que não é outro o Espírito pelo qual foram inspirados os antigos e aqueles que viveram no tempo do advento de Cristo. (ORÍGENES, s/d, p. 04)

Em sintonia com aquilo que nos foi transmitido pelos apóstolos, percebemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sagrada escritura
  • A sagrada escritura
  • As Sagradas Escrituras
  • Sagradas Escrituras
  • Escrituras sagradas
  • A escritura sagrada
  • As escrituras sagradas
  • A inspiração das escrituras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!