A inserção do Skateboard no conteúdo da Educação Física Escolar no ensino médio: seu real valor educacional.

768 palavras 4 páginas
1. TEMA
Skateboard na Educação Física Escolar.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
A inserção do Skateboard no conteúdo da Educação Física Escolar no ensino médio: seu real valor educacional.

3. PROBLEMA
A prática de skateboard nas aulas de educação física pode ajudar no desenvolvimento da autonomia do indivíduo?

4. HIPÓTESE DE ESTUDO
A inserção do indivíduo a prática de skateboard favorece a construção da sua autonomia, dando-lhe uma característica mais crítica em relação aos seus pensamentos e ações.

5. OBJETIVO DA PESQUISA
5.1. Objetivo Geral
Analisar a contribuição da prática do skateboard nas aulas de Educação Física para a construção da autonomia do indivíduo.

5.2. Objetivos Específicos
a) Conhecer sobre a história do esporte;
b) Relacionar a prática a ações que desenvolvam a autonomia do indivíduo.

6. JUSTIFICATIVA
Os esportes radicais têm sido objetos de discussões, devido ao interesse de aplicabilidade de seus conteúdos relacionados ao lazer, ao esporte e a educação. Contudo ainda é pouco pratica dentro no âmbito escolar, existem discussões e preconceitos sobre algumas práticas ou praticantes de esportes radicais, por transgredirem alguns princípios e valores tradicionais, como os sujeitos que utilizam os espaços urbanos de maneira dinâmica, empregando manobras sobre um skate nos monumentos da cidade, nos bancos, que antes serviam apenas para sentar, ou os corrimãos de uma escadaria que, agora, além de apoiar as mãos para subir ou descer, os skatistas usam-nos para deslizar com o skate. Esses preconceitos existiam desde a década de 80 e ainda existem em alguns locais, conforme comenta Brandão (2008) sobre o street skate, o qual se pratica nas ruas.

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O skateboard, surgido na década de 60 na Califórnia, evoluiu possibilitando a experimentação de manobras corporais mais ousadas acolhendo inúmeros adeptos. O crescimento do 'surf no asfalto' se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se

Relacionados