A INSERÇÃO DE MERCHANDING NO FILME O ESPETACULAR HOMEM ARANHA 2

1090 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO – UNAERP
Departamento de Comunicação Social / Curso de Publicidade e
Propaganda

FELIPE MARCONDES BASTOS PEREIRA MILORI – 815222
LEONARDO RIBEIRO COSTA – 814649
RAUL VIEIRA DE LIMA – 815902
VICTOR TOSHIMI SHIRAISHI – 815980

A INSERÇÃO DE MERCHANDING NO FILME “O
ESPETACULAR HOMEM ARANHA 2”

RIBEIRÃO PRETO – SÃO PAULO
2014

INTRODUÇÃO

A inserção de produtos em filmes como uma maneira de merchandising é comum desde o começo dos grandes filmes hollywoodianos, sendo assim uma maneira de mostrar ao público um produto que muitas vezes está relacionado ao personagem, ao enredo ou faz parte do cenário. Segundo Feltrin, é a partir da década de noventa que estratégias de merchandising ganharam forças:
Até a década de oitenta as marcas eram ‘construídas’ pela publicidade. A partir da década de noventa a publicidade tradicional perde a sua força, principalmente em relação às mídias eletrônicas (rádio e televisão). Nesta época, a publicidade passa a responder por apenas 25% da verba total destinada às campanhas publicitárias. A partir disso, outras ferramentas de comunicação ganham força como a promoção de vendas, relações públicas,

material

de

ponto

de

venda

e

o

merchandising. (FELTRIN, 2011, p. 2)

A partir disto, analisaremos esta maneira de inserção de produto e os efeitos que ela transmite. No ano de 2014, o filme “Espetacular Homem Aranha 2” foi criticado pela enorme inserção de produtos da Sony.
Chamamos isto de merchandising editorial ou “tie in” ou mais recentemente de
“product placement”, ou seja, a inclusão de produtos, marcas, serviços em empresas de entretenimento como, por exemplo: novelas, filmes, vídeo games.
“A presença ativa de marcas em filmes transmite a nós espectadores, alto impacto e forte influência, seja na lembrança da marca ou na motivação da compra do produto ou serviço mostrado. A Publicidade vai cada vez mais se ampliando e se renovando.” (MARTINEZ &

Relacionados