A inserção da música no auxilio da parendizagem no ensino fundamental

3836 palavras 16 páginas
1. O surgimento da música
A música sempre esteve presente na vida dos seres humanos. Desde o nascer as crianças são despertadas a ouvir determinados sons. Um envolvimento das crianças com o universo sonoro começa ainda antes do nascimento, pois na gravidez, os bebês já convivem com o ambiente de sons provocados pelo corpo da mãe: a respiração, a fala, a movimentação dos órgãos e outros. Nesse sentido Correia pontua:
Arte que já nasce com o homem. No útero materno, convivemos um bom período ouvindo as batidas do coração, assim como a respiração dos nossos pulmões e o movimento mais delicado do nosso metabolismo, juntamente com os ciclos cerebrais. (Correia, 2010.p.135).
Segundo Jeandot, ao nascer, a criança entra em contato com o universo sonoro que a cerca: sons produzidos pelos seres vivos e pelos objetos. Sua relação com a música é imediata, seja através do acalanto da mãe e do canto de outras pessoas, ou através dos aparelhos sonoros de sua casa.
Para Jeandot (1997, p.19) o som prende a atenção das crianças e o contato com o objeto viabilizando a interação com o mundo sonoro, pois o objeto produz sons e desperta à criança para atitudes de gestos variados. Como recurso auditivo a música está presente desde o nascimento da criança e estará contribuindo para o seu desenvolvimento e compreensão do mundo.
Na Grécia clássica, o ensino da música era obrigatório e há indícios de que já havia orquestras que se apresentavam para as famílias nobres.
Quando pesquisado, encontramos diversas definições para a palavra música, entretanto de modo geral, é considerada a ciência e também arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são também relações matemáticas e físicas a arte se manifesta pela escolha dos arranjos e combinações. Reescrevam esse parágrafo
A música é conceituada como combinação harmoniosa e expressiva de som e como arte de se exprimir através de sons seguindo regras variáveis conforme a época, civilização.

A música e o som, enquanto

Relacionados

  • Gestão de Sala de Aula
    30539 palavras | 123 páginas
  • Especialista
    37115 palavras | 149 páginas