A INSER O DO DEFICI NTE NO MERCADO DE TRABALHO

2563 palavras 11 páginas
A INSERÇÃO DO DEFICIÊNTE NO MERCADO DE TRABALHO

Felizardo, Cinira Amâncio da Trindade*
Nascimento, Idalina Valeria do*
Nascimento, Rosimeire Tavares*
Teixeira, Ellen*

RESUMO:
Este presente artigo tem o objetivo de mostrar a inserção do deficiente no mercado de trabalho, as leis cotas, leis e artigos e conceito do deficiente.
PALAVRAS CHAVE: deficiência; mercado; trabalho; inserção; leis;
INTRODUÇÃO:
Este artigo vem esclarecer as leis de cotas, leis e decretos, que garantem os direitos e a inserção do deficiente no mercado de trabalho.
A inclusão do portador de deficiência no mercado de trabalho vem crescendo, as do total de 41,2 milhões de vínculos de emprego ativos em 31 de dezembro, 288,6 mil foram declarados como pessoas com deficiência, representando 0,7% do total de vínculos empregatícios.
Em 2010, dos 44,1 milhões de vínculos ativos em 31 de dezembro desse ano, 306,0 mil foram declarados como pessoas com deficiência, representando 0,7% do total de vínculos empregatícios – percebe-se que foi mantido esse peso relativo de trabalhadores com deficiência, representando um aumento de 6% no número de deficientes físicos com empregos formais. Porém, ainda é preciso progredir ainda mais em aspectos tais como da cultura corporativa, quebra de preconceitos, como o da baixa produtividade do trabalho deste tipo de profissional, por exemplo, entre outros.
No entanto, para avançar nesta discussão é necessário definir alguns conceitos, como mercado de trabalho e sua dinâmica, o perfil dos trabalhadores portadores de deficiência, a dificuldades práticas das firmas na contratação e as questões relativas ao setor de recursos humanos. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) há, no mundo hoje, 610 milhões de indivíduos com deficiência, dos quais cerca de 390 milhões (63,3%) fazem parte da população economicamente ativa. Conforme dados do Censo de 2000, no Brasil há cerca de 24,6 milhões de pessoas com deficiência (visual, auditiva, física ou múltipla),

Relacionados