A inserção em grupos socias

Páginas: 9 (2119 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
E.E. ORVILLE DERBY

PAMELA CRISTINA SOARES Nº 36
CLEIDIANE SANTOS SILVA Nº 9
CAROLINE DOS REIS BERNARDINO Nº 8
LUCAS DA COSTA Nº 33
GABRIEL DIAS Nº 16

OS PROCESSOS MIGRATORIOS

SÃO PAULO

2013

OS PROCESSOS MIGRATORIOS

Pamela Cristina Soares Nº 36
Cleidiane Dos Santos Silva Nº 9
Caroline Dos Reis Bernardino Nº 8
Lucas Da Costa Nº 33
Gabriel Dias Nº 16

Este trabalho temcomo objetivo obter nota parcial na classificação de geografia, sobre a orientação da professora Márcia.

SÃO PAULO

2013

Resumo

Neste trabalho abordaremos o tema OS PROCESSOS MIGRATORIOS, o envolvimento do navio Kasato Naru nesse processo, as migrações, final do século XX; e a evolução dos efeitos de migrantes.

Índice

Introdução

1. Os Processos Migratórios

2. O Navio KasatoMaru

3. As Migrações, Final Do Século XX

4. Conclusão

5. Referencias



Introdução

O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante. Emigrante é a pessoa que deixa (sai) um lugarde origem com destino a outro lugar. O imigrante é o indivíduo que chega (entra) em um determinado lugar para nele viver. Os fluxos migratórios podem ser desencadeados por diversos fatores. Dentre os principais fatores que impulsionam as migrações podem ser citados os econômicos, políticos e culturais.
No Brasil, o fator que exerce maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica,pois o modelo econômico vigente força indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de trabalho para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. Uma modalidade de migração comum no Brasil, principalmente, na década de 1950, é o êxodo rural, que consiste no deslocamento da população rural com destino para as cidades. O êxodo rural ocorre,principalmente, em razão do processo de industrialização no campo, que proporciona a intensa mecanização das atividades agrícolas, expulsando do campo os pequenos produtores. Além do poder de atração que as cidades industrializadas proporcionam para a população rural, que migra para essas cidades em busca de trabalho. Durante décadas, os principais fluxos migratórios no território brasileiro sedirecionavam para a Região Sudeste, isso ocorria devido ao intenso processo de industrialização desenvolvido naquela Região. No entanto, as migrações para o Sudeste diminuíram e, atualmente, a Região Centro-Oeste tem exercido grande atração para os fluxos migratórios no Brasil, se tornando o principal destino.

1. Os Processos Migratórios

Até o século XVII, a colonização portuguesa seconcentrou no litoral da América do Sul. No nordeste do território colonial, localizavam-se as cidades mais importantes da economia açucareira, como Recife e Salvador.
A consolidação das posses portuguesas na América e a expansão de suas fronteiras pelo interior do continente não teria sido possível sem a existência de fluxos migratórios e de mobilidade espacial da população pelo territóriocolonial.Esse é o caso do desenvolvimento da pecuária, que provocou o deslocamento dos criadores para o interior, em especial pelos rios Paranaíba e São Francisco, a partir do século XVII, transferindo pessoas para o sul e para o centro da colônia, formando inúmeros povoados, que mais tarde originaram cidades.
Da mesma forma, ainda durante o período colonial, a expansão bandeirante e a coleta de produtosflorestais também causaram movimentos migratórios e a ocupação de terras do interior do continente. A descoberta de ouro e o desenvolvimento da mineração nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso foi responsável por novos fluxos migratórios durante o século XVII. Em meados do século XIX e inicio do século XX, o fluxo de migrantes se voltou para o trabalho agrícola, sobretudo na cultura do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inserção em grupo
  • Os grupos socias
  • Grupos socias
  • Inserção Em Grupo
  • A inserção do idoso masculino no grupo de convivencia_tcc
  • O papel do frevo no aprendizado de instrumento: a inserção do aluno iniciante em grupos de frevo
  • socias
  • inserção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!