A inserção dos Jovens no mercado de trabalho

Páginas: 12 (2790 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2014
1 INTRODUÇÃO
Desemprego, competitividade, o mercado de trabalho este cada vez mais concorrido, e para que o profissional consiga garantir seu lugar, precisa estar bem qualificado e sempre atualizado. A situação, ainda é mais preocupante para as pessoas portadoras de deficiência física, que alem de todos esses agravantes, ainda tem que se deparar com o “famoso e invencível preconceito.”Infelizmente os avanços científicos e sociais da humanidade moderna, ainda não foram suficientes para mudar esse quadro. Isso se deve a uma visão distorcida por parte de alguns, o trabalho mais difícil, muitas vezes, não é com o deficiente, mas com a conscientização da sociedade e com a quebra de preconceitos das pessoas.
Muito se fala a respeito dos direitos e necessidades das pessoas com necessidadeseducacionais especiais. As barreiras arquitetônicas, falta de formação e informação e, acima de tudo, o preconceito, ainda tem delegado a estes seres humanos papéis e posições muito aquém de suas potencialidades.
Deficiência não é sinônimo de incapacidade. Cada vez mais grupos e associações são formados para lutar por direitos e questionar a sociedade e o papel marginalizado que muitos lhesatribuem.
Conhecer a realidade dessas pessoas é um caminho de transformação e libertação para as famílias, e para a sociedade de uma forma geral.
Uma entidade que conhece bem a realidade dos deficientes é a AACD.
O trabalho contribui para a auto-estima, confiança e para determinar o status do ser humano, seu papel é de fundamental importância para a pessoa, pois proporciona aprendizagem,crescimento, transformação de conceitos e atitudes, aprimoramento e remuneração. Para os portadores de deficiência, o processo e o significado do trabalho não são diferentes daqueles que ocorrem para qualquer outra pessoa, mas o deficiente para obter seu trabalho e mostrar-se capaz, precisa na maioria das vezes, romper mitos: o social que o vê como alguém improdutivo e o familiar que o trata como um eternobebê.
Aos poucos, o deficiente físico vai conquistando seu espaço no mercado de trabalho, provando para os mais desinformados que deficiência física não quer dizer incapacidade de produzir ou desenvolver uma atividade profissional.

2 O QUE É TRABALHO?

Desde o início da civilização, o homem descobriu que era necessária a produção de seu próprio alimento. O homem saía para caçar e pescar, amulher plantava, colhia e cuidava dos filhos. Assim, descobriu-se que na terra em que habitavam, havia fonte de alimentação para a família e para si próprio.
O termo trabalho, na linguagem cotidiana, tem várias oscilações. Às vezes, como forma abstrata lembrando dor, tortura e fadiga. Noutras, é a utilização das forças físicas e intelectuais agindo juntas para a transformação da matéria natural emobjeto de cultura com o intuito do alcance de objetivos específicos.
Distingui-se três sentidos da palavra trabalho: o de uma atividade humana, às vezes também animal ou mecânica (“esta máquina trabalha bem”; “este burro faz um bom trabalho”); o de um produto coisificado de uma atividade (“este quadro é um belo trabalho”; “este livro é um trabalho bem acabado”); e o de uma tarefa ou fim apenasimaginado (“resta-nos muito trabalho bem acabado”) Max Scheler, 2004.

De acordo com Suzana Albornoz (2001), o trabalho é uma forma que o homem encontrou com o objetivo de se incluir na sociedade podendo assim, suprir as necessidades. Hoje o trabalho é um esforço planejado e coletivo, no contexto do mundo industrial na era da automação.

3 O QUE É DEFICIÊNCIA?

Deficiência é o termo usado paradefinir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde. A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, há que se observar que em contextos legais ela é utilizada de uma forma mais restrita e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inserção de jovens no mercado de trabalho
  • A inserção do jovem no mercado de trabalho
  • Inserção do Jovem no mercado de trabalho
  • A inserção do jovem no mercado
  • Inserção do surdo no mercado de trabalho
  • A inserção da mulher no mercado de trabalho
  • INSERÇÃO DOS ARQUIVISTAS NO MERCADO DE TRABALHO
  • A inserção do deficiente no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!