A Inserção do psicólogo no Programa Saúde da Família

Páginas: 5 (1033 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O texto “A inserção do psicólogo no programa Saúde da Família” começa explicando um pouco sobre este programa, o PSF.
O Programa Saúde da Família

O PSF busca uma melhoria na qualidade de vida dos seus usuários, ultrapassando assim o conceito de que abrange apenas a saúde em um conceito restrito. Desta forma o programa não segue o modelo assistencial que trata só com medicamentoscentralizando a doença, mas, busca atender as inúmeras necessidades do homem e sua subjetividade. Assim, fatores como a auto-estima e outras manifestações emocionais, tornam-se importantíssimos para este modelo.

O Psicólogo no PSF

Em 1998, a Secretaria Municipal da Saúde de Vespasiano (MG) solicitou a parceria do Departamento de Psicologia da UFMG junto ao PSF e, então, foi sugerido pelas váriasequipes de saúde o desenvolvimento de um projeto visando os diabéticos e Hipertensos. Hoje me Vespasiano existem 9 equipes no PSF com 1 estagiário de psicologia em cada.

A Concepção Holística de Homem

A concepção de homem como um conjunto entre a mente e o corpo é cada vez mais aceita e estudada. De acordo com Melo Filho (1997), mesmo o paciente que não se encontra em atendimento por questõespsicológicas precisam de acompanhamento, junto as médico, pois devido às dificuldades de um tratamento se tornam pessoas extremante fragilizadas psiquicamente. Isto também é analisado em Ismael (1998). Vasconcelos (1999) profere ainda, que “atuar apenas para alongar a sobrevivência biológica é um obetivo muito limitado”.

Objetivos
A proposta de inserção do profissional da área de psicologiano PSF busca:
• atuar junto à comunidade, difundindo informações sobre saúde mental e identificando pessoas portadoras de diabetes e hipertensão arterial;
• possibilitar um espaço terapêutico para que as pessoas possam trocar experiências e desenvolver suas potencialidades, para despertá-las para uma vida com mais qualidade;
• atuar junto à equipe do PSF, colaborando com outros profissionais daSaúde;
• proporcionar ao estudante de Psicologia a aplicação dos conhecimentos obtidos no curso numa atuação tanto terapêutica quanto preventiva.
Descrição das Atividades
Cardoso, 1999, ressalta que a proposta de atendimento era a formação de grupos de psicoterapia. Porém, o contato com a população assistida revelou a necessidade de outros tipos de intervenção. Tais:
Grupos Informativos:grupos abertos, compostos por pacientes portadores de diabetes ou hipertensão arterial, duração de 60 min, coordenado por um profissional do Centro de Saúde.
Grupos de Psicoterapia: Com freqüência semanal, duração de 90 minutos e dois estagiários. Apesar de compostos por pessoas portadoras de uma doença comum, o tema não gira necessariamente em torno dela. A gestalt-terapia é o referencial teóricoque permeia todo o trabalho. Com isso, o foco das intervenções incide sobre a exploração das experiências e sentimentos trazidos pelos participantes (Cardoso, 2001; Greve, 1996; Ribeiro, 1994).
Dinâmica de Grupo: Configura-se por encontros temáticos de cerca de 60 min, tema previamente. Tem como objetivo investigar a experiência de seus membros a partir do material emergente. Assim, espera-seampliar o auto-conhecimento, o contato com sentimentos e a responsabilidade consigo mesmo, incluindo os aspectos referentes à doença;

Teatro Informativo: Para melhor difusão das informações foi criado o teatro informativo, cujo nome é auto-explicativo;

Visita Domiciliar: os estagiários acompanham a equipe para divulgar o trabalho, conhecer a realidade das pessoas atendidas e prestar assistênciapsicológica.
Atendimento Individual: Os estagiários são orientados para atender, reconhecer a demanda e fazer encaminhamento.
Todas as atividades realizadas pelos estagiários são acompanhadas através de supervisão semanal, com cinco horas de duração.

Resultados Obtidos
No período de janeiro a novembro de 2001 foram realizadas, nas nove equipes: 99 dinâmicas de grupo com 1157 pacientes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inserção do professor de educação física no programa saude da familia
  • A importância da inserção do nutricionista no programa de saúde da familia
  • Inserção da saúde mental no programa saúde da família com oficinas de censibilização
  • A inserção do psicólogo na saúde pública.
  • Programa de saúde da familia
  • O programa saúde da família
  • Programa de Saúde da Família
  • Programa saúde da família

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!