A inserção do jovem recém-formado no mercado de trabalho: busca pelo primeiro emprego versus qualidade da educação.

Páginas: 15 (3677 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E JURÍDICAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E DE DIREITO

A INSERÇÃO DO JOVEM RECÉM-FORMADO NO MERCADO DE TRABALHO: BUSCA PELO PRIMEIRO EMPREGO versus QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

Juliana Caldas Oliveira
Matr.: 0723077/0
Maria Smyrna das Neves Mendonça
Matr.: 1111882/8

Fortaleza,
Maio-2011

JULIANA CALDASOLIVEIRA
MARIA SMYRNA

A INSERÇÃO DO JOVEM RECÉM-FORMADO NO MERCADO DE TRABALHO: BUSCA PELO PRIMEIRO EMPREGO versus QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

Projeto apresentado à disciplina de Elaboração do Trabalho Científico como exigência para obtenção de nota parcial, sob a orientação da Professora Simone Trindade da Cunha.

Fortaleza- Ceará
2011
SUMÁRIO

1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA3
2 JUSTIFICATIVA4
3OBJETIVOS...........................................................................................................................6
3.1 GERAL................................................................................................................................6
3.2 ESPECÍFICO.6
4 HIPÓTESES7
5 REFERENCIAL TEÓRICO8
6 METODOLOGIA10REFERÊNCIAS......................................................................................................................11

1 PROBLEMA
Nos últimos anos o mercado de trabalho formal, no Brasil, tem crescido muito e de forma rápida. O grande fator impulsionador desse aumento expressivo tem sido o crescimento acelerado da economia brasileira, gerado por programas criados pelo governo, de incentivo ao desenvolvimento econômico do país, como oPAC(Programa de Aceleração do Crescimento). Com isso o Brasil esta atingindo um nível histórico de desenvolvimento. A região Nordeste foi uma das que mais cresceu nos últimos anos, em especial o Ceará.
Outro fato muito importante que se deve ressaltar é a busca do desenvolvimento sustentável do país, com os incentivos a geração de energias renováveis como o gás natural e o petróleo. A descobertado pré-sal levou ao surgimento de milhares de novas vagas de emprego na Petrobrás.
Com o aumento no número de postos de trabalho formal, a população brasileira em idade ativa, viu o surgimento de novas oportunidades de sair do desemprego, ter sua carteira de trabalho assinada e melhorar suas condições de vida. Para os jovens recém-formados seria a oportunidade de ingresso no mercado detrabalho, se não fosse um grande obstáculo enfrentado por eles na busca do primeiro emprego: a falta de experiência.
Apesar do momento que o país e o estado do Ceará, em particular, estão passando, ainda é grande o número de desempregados. As taxa de desemprego estão aumentando na mesma proporção da taxa de ocupação. Isso se dá em decorrência do aumento na quantidade de jovens em busca de uma chancepara se inserir no mercado, pois, pela falta de experiência, deixam de ser contratados pela as empresas.
Além disso, as empresas estão buscando no mercado, profissionais com perfil de competências adequado as suas necessidades atuais. Mas essa procura têm sido difícil, visto que, mesmo com a grande demanda pelas vagas ofertadas, esses profissionais não atendem ao perfil que as organizações desejam.Pode se dizer que, falta qualificação e competências ao jovem brasileiro e isso pode ser justificado pela baixa qualidade do ensino no país Portanto, além da inexperiência profissional, os jovens enfrentam outra dificuldade: a má qualidade do ensino no Brasil e a concorrência vinda de fora do país.
Diante do que foi exposto acima, essa pesquisa vem responder a seguinte questão:
A baixaqualidade do ensino no Brasil influência diretamente nas dificuldades dos recém-formados encontrarem o primeiro emprego? Quais ferramentas podem ser utilizadas pelos jovens recém-formados para superar essas dificuldades e aumentar suas oportunidades?
2 JUSTIFICATIVA
Atualmente, no Brasil, existe uma grande dificuldade dos profissionais recém-formados encontrarem o primeiro emprego. A cada dia o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inserção de jovens no primeiro emprego
  • O JOVEM BRASILEIRO E A BUSCA PELO PRIMEIRO EMPREGO
  • A inserção dos Jovens no mercado de trabalho
  • inserção de jovens no mercado de trabalho
  • Mercado de Trabalho e o Profissional Recém-Formado
  • Uma Pesquisa Do Mercado De Trabalho Para Recem Formados
  • A inserção do jovem no mercado de trabalho
  • Inserção do Jovem no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!