A INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES, FAMÍLIA E DEMAIS MENBROS DA ESCOLA NO ACOMPANHAMENTO EDUCATIVO DOS DISCENTES.

Páginas: 18 (4451 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2014
FACULDADE LEÃO SAMPAIO
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PESQUISA SOCIAL
PROF.ª.: CECÍLIA BEZERRA LEITE






A INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES, FAMÍLIA E DEMAIS MENBROS DA ESCOLA NO ACOMPANHAMENTO EDUCATIVO DOS DISCENTES.







JUAZEIRO DO NORTE – CE
2013
FRANCISCA ODAHJARA MACHADOBEZERRA DO CARMO
LUMA DE ALENCAR BEZERRA




A INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ÂMBITO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES, FAMÍLIA E DEMAIS MENBROS DA ESCOLA NO ACOMPANHAMENTO EDUCATIVO DOS DISCENTES.


Projeto de Pesquisa realizado no Curso de Bacharelado em Serviço Social da Faculdade Leão Sampaio – FALS, da disciplina de Pesquisa Social ministrada pelaProf.ª. MS Cecília Bezerra Leite.






JUAZEIRO DO NORTE – CE
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................03
2. OBJETIVOS .............................................................................................................05
2.1 Objetivo Geral............................................................................................05
2.2 Objetivos Específicos ................................................................................05
3. JUSTIFICATIVA ....................................................................................................06
4. REFERENCIAL TEÓRICO ..................................................................................07
4.1 Educaçõesno Brasil .......................................................................................07
4.2 Relação entre pais e escola na imprescindível tarefa de educar .....................08
4.3 Relação Professor/aluno .................................................................................09
4.4 Importância da inserção do Assistente Social na escola ................................105. METODOLOGIA ....................................................................................................15
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................16
7. REFERÊNCIAS .......................................................................................................17













1. INTRODUÇÃOAtualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas.
Em relação às políticas educacionais, o Brasil ainda não conseguiu consagrar os princípios os quais devem ser universalizado o direito a educação, infligindo os direitosconstitucionais. Citando alguns desses podemos destacar a valorização dos profissionais da educação, a qual é quase insistente e a gestão da democracia sendo algo difícil de realizar passando a ser um país com padrão mínimo de qualidade educacional.
Embora o Brasil tenha avançado em relação a renda e qualidade de vida das pessoas nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamentale Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor.
O presente trabalho vem tratar da importância do trabalho do assistente social no âmbito escolar, tendo em vista que sua atuação vem contribuir para que a política educacional seja ampliada, considerando que em muitas ocasiões as questões sociais maissignificativas não são trabalhadas nas escolas.
De acordo com SCHWARTZMAN (1993) a educação brasileira passou por grandes transformações nas últimas décadas, que tiveram como resultado uma ampliação significativa do número de pessoas que têm acesso a escolas, assim como do nível médio de escolarização da população. No entanto, estas transformações não têm sido suficientes para colocar o país no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o papel do assistente social no ambito escolar
  • o discente e o docente no cenário educativo
  • Bullying: a intervenção do assistente social no âmbito escolar
  • A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA PARTICIPAÇÃO ESCOLAR DOS FILHOS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA EVITAR A EVASÃO ESCOLAR.
  • A inserção do assistente social na saúde
  • A inserção do assistente social na educação
  • Participação da família na escola
  • Participação da familia no ambiente escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!