A INSERÇÃO DE FILOSOFIA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Páginas: 13 (3016 palavras) Publicado: 17 de julho de 2013
A INSERÇÃO DA FILOSOFIA NO CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Adão Moreira da Silva, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasilia, bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico do Ceará, pós graduado em ensino de Filosofia pela Faculdade do Noroeste de Minas, pós graduado em Docencia do Ensino Superior pela FINOM, é professor da rede publica e particular na Cidade De CamposSales Ceará.

RESUMO
A inserção da filosofia no currículo do ensino fundamental é um assunto não muito discutido na educação brasileira. De onde vem à proposta de trabalhar a filosofia no Ensino fundamental? Percebe-se na atualidade que um significativo número de alunos que não possuem o habito de interagirem espontaneamente, isto é, não questionam o professor sobre os conteúdos trabalhados emsala de aula, apresentando assim um baixo rendimento escolar. Diante disso, o objetivo que norteia esta pesquisa é analisar como a filosofia pode ajudar o aluno ensino fundamental a tornar-se protagonista de sua própria aprendizagem. Justifica-se, pois este trabalho, por sua importância na contribuição para o melhoramento do ensino, visando à formação integrável do aluno através de uma aprendizagemsignificativa. A metodologia adotada será a pesquisa bibliográfica. As idéias exposta serão fundamentadas no referencial teórico do educador e filósofo norte-americano Matthew Lipman. A partir deste estudo chega-se a conclusão que é necessário levar o aluno a questionar, a procurar respostas para os problemas, ou seja, ele deve ser estimulado a rever alternativas de soluções para situaçõesconcretas no dia-a-dia, alternativas que devem ser examinadas, comparadas, questionadas filosoficamente desestabilizando verdades postas como únicas e articulando a possibilidade de construir novos conceitos. A filosofia se faz uma coisa viva quando se inspira nos conceitos do passado para criar os próprios conceitos para os problemas atuais.
Palavras Chaves: Filosofia. Ensino Fundamental. Reflexão.Introdução
O tema filosofia para crianças é um assunto não muito discutido no Ensino Fundamental. Questionar sobre o porquê desse tema, quais as razões que justificariam a realização de um estudo sobre o mesmo na escola nesse nível de ensino implica na necessidade de refletirmos sobre isso.
Diante desta constatação, o objetivo deste artigo é analisar como a filosofia pode ajudar o aluno doensino fundamental a tornar-se protagonista de sua própria aprendizagem.
É na busca por esta melhoria da aprendizagem que esta reflexão se justifica, isto é, a proposta filosofia para Crianças, na perspectiva educação para o pensar, vem ao encontro da necessidade de um processo educacional que possa desenvolver a ação reflexiva já a partir da infância. A proposta deseja desafiar o aluno apensar de maneira organizada e crítica sobre os valores da sociedade, os quais a escola transforma ou perpetua. Seguindo-se esta proposta e que coloca a criança na condição de pensar sistematicamente (sem que com isso se perca o espírito que é próprio da idade e que precisa brincar) espera-se que o adulto tenha maiores condições de compreender com melhores elementos a realidade que o cerca e da qualé elemento constituinte e, assim, se possa almejar uma qualidade maior para a educação no país.
A proposta da inserção da filosofia no currículo do ensino fundamental se coloca como uma chance de olhar para a educação buscando novos horizontes. Conforme (LIPMAN IN: MALACARNE: 2005 p.63):
Pensar na inserção da Filosofia na escola fundamental é estar disposto a olhar para as crianças, vendo nelasnão adultos em miniaturas, mas crianças que são capazes de quando valorizadas, refletir com vistas a ter idéias próprias, o que é melhor, com grau de compreensão suficiente para se afirmarem e representarem um olhar concreto para a realidade.

Atualmente, bem como na época de Lipman, o sistema educacional brasileiro é motivo de reflexões na tentativa de mudanças na obtenção de qualidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Currículo no ensino fundamental
  • a importancia do ensino da filosofia para o ensino fundamental
  • Filosofia para ensino fundamental
  • A importância da filosofia no ensino fundamental
  • Filosofia no ensino fundamental,, ,, ,,
  • Filosofia no ensino fundamental
  • Indagações sobre curriculo no ensino fundamental
  • O CURRICULO DO ENSINO FUNDAMENTAL E A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!