A inserção de atividades lúdicas no processo de aprendizagem

Páginas: 18 (4285 palavras) Publicado: 18 de maio de 2013
A INSERÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM


Universidade Cidade de São Paulo[1]
Juliana Aparecida Zilli




RESUMO: A inserção de atividades lúdicas no processo de aprendizagem tem como objetivo demonstrar que a inserção do lúdico na aprendizagem auxilia na assimilação dos conteúdos, enfatizando a sua importância e tornando assim o processo deaprendizagem menos complexo. Como metodologia o presente artigo será de natureza quantitativa básico, exploratória e de caráter bibliográfico, tendo como área de abrangência a área da educação. A inserção do lúdico na aprendizagem permite que o educando adquira hábito de analisar, refletir e investigar questões antes de resolvê-las, permitindo que o mesmo conclua fatos, mas que antes, aprenda a levantarhipóteses.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino Matemático; Jogos Lúdicos; Aprendizagem.

1 Introdução

Os jogos, brincadeiras, brinquedos, ou simplesmente as atividades lúdicas, deveriam ser inseridas pelos professores como forma de facilitador da aprendizagem, pois as atividades lúdicas na escola objetivam o maior estímulo na busca pelo conhecimento e na maior assimilação de conteúdos, facilitandoassim o maior desenvolvimento dos alunos. Optou-se pela realização deste artigo sobre A Inserção do Lúdico no Processo de Aprendizagem, objetivando a busca pela comprovação de que os benefícios desta prática terão grande ênfase no ensino e aprendizagem na atualidade e no futuro.
A inserção do lúdico na aprendizagem permite que o educando adquira hábito de analisar, refletir e investigarquestões antes de resolvê-las, permitindo que o mesmo conclua fatos, mas que antes, aprenda a levantar hipóteses. Pretende-se com este artigo justificar que a inserção da ludicidade na aprendizagem tem importância relevante como facilitador na aprendizagem, identificando esta ludicidade como recurso pedagógico essencial para uma aprendizagem inovadora, destacando os prós e os contras desta prática,pois a educação de forma apenas tradicional, já não consegue prender a atenção dos alunos.
A mídia e os meios de comunicação formaram crianças muito bem informadas, cabe então à educação também inovar na forma de repassar o conhecimento e acredita-se que a inserção do lúdico na aprendizagem contribua para isso. Como objetivo geral deste artigo destaca-se como a inserção do lúdico naaprendizagem auxilia na assimilação dos conteúdos, enfatizando a sua importância e tornando assim o processo de aprendizagem menos complexo. Como procedimento metodológico este artigo será de natureza quantitativa básico, exploratório e de caráter bibliográfico, tendo como área de abrangência a área da educação, sendo importante destacar que os referenciais teóricos utilizados para a composição desteartigo foram lidos, observados e investigados para orientar e encaminhar o desfecho da obra. Enfatiza-se também que quando se constrói uma obra de caráter bibliográfico, pesquisador e pesquisado assumem posições igualmente importantes no desenvolvimento e na conclusão da obra, assim pode-se enfatizar que todos os citados na obra são importantes colaboradores.

2 O lúdico como motivação para amelhor assimilação de conteúdos



A inserção do lúdico como facilitador na aprendizagem não deve ser considerado apenas para as crianças com dificuldades de assimilação dos conteúdos, mas sim como prática pedagógica, pois segundo Almeida, (2003) destaca:
A este ato de troca, de interação, de apropriação é que damos o nome de EDUCAÇÃO. Esta não existe por si. É uma ação emconjunta entre as pessoas que cooperam, comunicam-se e comunga o mesmo saber. Por isso, educar não é um ato ingênuo, indefinido, imprevisível, mas um ato histórico (tempo), cultural (valores), social (relação), psicológico (inteligente), afetivo, existencial (concreto) e, acima de tudo, político, pois, numa sociedade de classe, nenhuma ação é simplesmente neutra, sem consciência de seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As atividades ludicas no processo de aprendizagem
  • O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM
  • As atividades lúdicas e o processo de aprendizagem no contexto da educação infantil
  • A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM
  • Atividade Lúdica: Ferramenta Facilitadora da Aprendizagem
  • A influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos
  • Atividades lúdicas no Ensino
  • ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADORAS DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS NUMA ESCOLA PÚBLICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!