A inserção da mulher no mercado de trabalho

Páginas: 14 (3252 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................... 5
2 HISTÓRIA ............................................................................................ 6
3 LUTAS E CONQUISTAS ..................................................................... 8
4 O TRABALHO DA MULHER NO BRASIL .......................................... 9
5DESIGUADADE DE GÊNERO NO TRABALHO .............................. 11
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................... 13
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................. 14













1. Introdução
Salvo em poucas passagens históricas, a mulher sempre viveu num mundo machista e preconceituoso de supremacia masculina,com liberdade restrita e direitos anulados. Com o passar dos séculos, a mulher começou sua luta para libertar-se da submissão. No decorrer da história, verifica-se sua participação nas diversas lutas, com o objetivo de garantir o reconhecimento a sua identidade.
De acordo com Carmen Lúcia Evangelho Lopes.. CEDIM-SP / Centro de memória Sindical, na Segunda metade do século XVIII, as grandestransformações ocorridas no processo produtivo e que resultaram na Revolução Industrial, trouxeram consigo uma série de reivindicações até então inexistentes. A absorção do trabalho feminino pelas indústrias, como forma de baratear os salários, inseriu definitivamente a mulher no mundo da produção. Ela passou a ser obrigada a conviver com jornadas de trabalho que chegavam até 17 horas diárias, emcondições insalubres, submetidas a espancamentos e ameaças sexuais constantes, além de receber salários que chegavam a ser 60% menores que os dos homens.
De acordo com o artigo científico escrito pela Doutora em Serviço Social pela PUC de São Paulo, Lúcia Cortes da Costa, no século XX as mulheres começaram uma luta organizada em defesa de seus direitos, contra formas de opressão a que eram submetidas eem prol de melhorias na infra estrutura social.
Segundo Geraldine Marques Maiochi, colunista do Portal Qualidade Brasil, desde o início da industrialização no Brasil, as mulheres estão presentes no mercado de trabalho. A partir do ano de 1970 cresceu significativamente o número de mulheres que desempenhavam alguma atividade remunerada e, com a intensa abertura econômica, investimentos baixos eterceirização da economia na década de 1990, a mulher continuou cada vez mais tendo inserção nesse mercado. No Brasil, as mulheres já representam cerca de 30% dos trabalhadores.
É importante, no entanto, ressaltarmos que a inserção da mulher no mundo do trabalho vem sendo acompanhada, ao longo dos anos, por elevado grau de discriminação, não só no que tange à qualidade das ocupações que têm sidocriadas tanto no setor formal como no informal do mercado de trabalho, mas principalmente no que se refere à desigualdade salarial entre homens e mulheres.
O presente trabalho está organizado da seguinte forma: um pouco da história, a participação da mulher no mercado de trabalho, a questão da instrução e a desigualdade em relação a rendimentos (salários), o trabalho da mulher no Brasil e suaslutas e conquistas.

2. História
Ainda pela Doutora Lúcia Cortes da Costa, a revolução industrial incorporou o trabalho da mulher na fábrica, separou o trabalho doméstico do trabalho remunerado fora do lar. Em fases de ampliação da produção se incorporava a mão de obra feminina junto à masculina, nas fases de crise substituía-se o trabalho masculino pelo trabalho da mulher, devido ao seu baixocusto. Os homens substituídos pelas mulheres na produção fabril acusavam-nas de roubarem seus postos de trabalho.
A luta contra o sistema capitalista de produção aparecia permeada pela questão do gênero e colocava-se como ponto de impasse na consciência do trabalhador. Assim nasceu a luta das mulheres por melhores condições de trabalho. Já no século XIX havia movimento de mulheres reivindicando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inserção da mulher no mercado de trabalho
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho
  • A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho
  • O MERCADO DE TRABALHO E A INSERÇÃO DA MULHER
  • Inserção da mulher no mercado de trabalho
  • A inserção da mulher negra no mercado de trabalho
  • A relação da família na escolha da mulher em sua inserção no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!