A inlfuência da natação infantil no processo de alfabetização em crianças pré-escolares de 05 a 06 anos.

Páginas: 10 (2270 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PRÉ-PROJETO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ORIENTADOR(A): Prof.(ª) VÂNIA MATIAS SOUZA
ACADÊMICA(s): RENATA DA SILVA FEREIRA

A INLFUÊNCIA DA NATAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES DE 05 A 06 ANOS.

Maringá, 16 de Agosto de 2011.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PRÉ-PROJETO
DEPARTAMENTO DEEDUCAÇÃO FÍSICA
ORIENTADOR(A): Prof.(ª) VÂNIA MATIAS SOUZA

ACADÊMICA(s): RENATA DA SILVA FERREIRA

A INLFUÊNCIA DA NATAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES DE 05 A 06 ANOS.

Maringá, 16 de Agosto de 2011.
Resumo

A pesquisa norteia-se em analisar a influência da natação infantil no processo de desenvolvimento das habilidades coordenativasnecessárias para a alfabetização, em crianças inseridas no ensino infantil de cinco a seis anos. Sem dúvidas a natação infantil é o primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano, sendo uma excelente ferramenta para o melhor desenvolvimento global da criança. A metodologia utilizada será com base em um levantamento bibliográfico das principais referências teóricas a respeitoda temática. Será aplicado um questionário para os professores desses alunos, tanto aos que lecionam nas escolas de ensino infantil, quanto aos que lecionam nas escolas de natação para as mesmas. Verificar por meio desse questionário às mudanças comportamentais observáveis nas crianças, se há ou não uma melhora no rendimento escolar na alfabetização quando iniciadas nas aulas de natação. Anatação é importante para o desenvolvimento físico, para a formação cognitiva e afetivo-social da criança desenvolvendo sua personalidade e inteligência. Este estudo é de fundamental importância para os graduandos e professores de Educação Física, buscando maximizar os conhecimentos sobre os benefícios que a natação infantil trás para crianças na fase pré-escolar em processo de alfabetização.Disponibilizar indicativos para a organização e periodização de um programa de atividades aquáticas que possam subsidiar o trabalho com as habilidades coordenativas necessárias para alfabetização nas séries iniciais do ensino infantil.

Palavras chaves: alfabetização, crianças pré-escolares, natação infantil.

Introdução.

A idade pré-escolar é considerada por muitos estudiosos como: Jean Lê Boulch.Vitor da Fonseca, David Gallahue, Go Tani, Merval Rosa, como umas das fases mais importantes para o individuo, pois é nesse período que se inicia a formação da personalidade e é também um dos períodos mais importantes referindo-se ao desenvolvimento motor da criança.
  O desenvolvimento motor é um processo contínuo e demorado e, pelo fato das mudanças mais acentuadas ocorrerem nosprimeiros anos de vida, existe a tendência em se considerar o estudo do desenvolvimento motor como sendo apenas o estudo da criança. É necessário enfocar a criança, pois, enquanto são necessários cerca de vinte anos para que o organismo se torne maduro, autoridades em desenvolvimento da criança concordam que os primeiros anos de vida, do nascimento aos seis anos, são anos cruciais para oindivíduo (Tani et al.,1988)

Para Rosa (1986), são muitas as formulações teóricas que têm concentrado grande soma de interesse nessa fase da vida humana. Quase todas as teorias do desenvolvimento humano admitem que a idade pré-escolar é de fundamental importância na vida, por ser esse o período em que os fundamentos da personalidade do indivíduo começam a tomar formas claras edefinidas.

Refletir sobre uma educação psicomotora adequada para que a criança em idade pré-escolar tenha um desenvolvimento motor dentro dos padrões estabelecidos e necessários para o processo de alfabetização, exigem compreender o elo de ligação entre certas habilidades motoras, cognitivas, sociais, vinculadas às habilidades necessárias para a facilitação no processo de alfabetização no período...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância dos jogos e atividades lúdicas na educação física infantil para criança de 05 a 06 anos
  • Atividades lúdicas nas aulas de natação escolar para crianças de 02 a 08 anos
  • A aprendizagem na Natação Infantil de 3 a 6 anos e os benefícios da ludicidade para a criança
  • Pré-projeto: inserção da criança de 06 anos no ambiente alfabetizador
  • alfabetização de crianças e fracasso escolar
  • alfabetização de crianças na educação infantil
  • Pesquisa e prática profissional
  • Processo de alfabetização da criança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!