A inlfluência da Televisão

1503 palavras 7 páginas
Discute a influência da televisão na formação educacional de crianças e adolescentes, durante a década de 1980, em que os valores éticos, a eficácia do discurso televisivo e suas influências nas relações sociais interagem no contexto socioeconômico e no cotidiano desse público. Destaca aspectos positivos e negativos da relação TV/Educação e suas consequências sobre o comportamento nessa faixa etária.
Bem diziam os Titãs, grupo de rock nacional, quando cantavam que “a televisão me deixou burro demais”. A verdade é que, ao pé da letra dessa música, a televisão coloca-nos dentro de jaulas, como animais. Assim, paralisa o desenvolvimento de pensamentos críticos e avaliativos que se desenvolvem em outras formas de diversão, além de influenciar crianças e adolescentes com cenas de violência, maldade, psicopatia e sexo explícito a todo o momento e sem qualquer responsabilidade.
Jogam para dentro de nossas casas, todos os dias, centenas de cenas que se passam dentro de escolas, como no programa global malhação, onde jovens dão um show de psicopatias, criando formas maquiavélicas de prejudicar seus colegas de turma, seja por inveja, ciúmes ou porque tem mesmo má índole.
Já as crianças pequenas, ao se levantarem da cama ligam direto seus aparelhos para passarem horas assistindo aqueles programinhas tolos, com apresentadores infantis ou alguns adultos que já deveriam ter saído do ramo. Em alguns momentos chegam a colocar seus apresentadores para saborearem guloseimas, a fim de propagar o produto, mas desrespeitando a criança, esquecendo que a maioria da população que está como telespectador não possui meios econômicos para consumir o produto. Além disso, sem contar com as novelas reprisadas no horário da tarde, ou mesmo as noturnas, que sabemos que grande parte das crianças tem acesso, trazendo cenas pesadas de violência e sexo. Não podemos nos esquecer dos telejornais, que também ocupam grande parte de nosso tempo com cenas de morte, tragédias e violência.
Enquanto pais

Relacionados