A Iniciação Precoce nos Esportes

Páginas: 26 (6440 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2014
UNIMAR -Universidade de Marilia
Educação Física
Disciplina: Aprendizagem e controle motor
Professor: Wellington Teixeira



A Iniciação Precoce nos Esportes








Nome: Carlos Wick Junior
RA: 1522141






Marilia, 30 de Maio de 2014
Iniciação esportiva e especialização precoce nos esportescoletivos


A especialização precoce é o termo utilizado para expressar o processo pelo qual crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade apropriada para tal. A iniciação esportiva é o período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva. Procurando uma iniciação esportiva que contemple toda a complexidade entendecomo o período em que a criança inicia a prática regular e orientada de uma ou mais modalidades esportivas, e o objetivo imediato é dar continuidade ao seu desenvolvimento de forma integral, não implicando em competições regulares. A partir da problemática exposta, torna-se necessária a realização deste estudo hora bibliográfica hora discutida em virtude da complexidade do tema e, sobretudo, peladivergência de ideias e bases teóricas que o sustentam. Portanto este trabalho tem o objetivo de discutir sobre as maneiras em que o esporte vem sendo trabalhado na escola e/ou instituições que visam à formação a criança no contexto esportivo.
  A especialização precoce é entendida por Kunz (1994) como um processo que acontece quando crianças são introduzidas antes da fase pubertária a umtreinamento planejado e organizado em longo prazo, e que se efetiva em um mínimo de três sessões semanais, com o objetivo do gradual aumento do rendimento, além, de participação periódica em competições esportivas.
     Este processo de especialização precoce vem sendo vivenciado com maior intensidade nos dias de hoje. A cada ano que passa surge competições esportivas que visam faixas etárias baixas,por exemplo, no futsal onde na realidade da cidade de Irati é comum competições de sub-07, sub-09, onde muitas vezes crianças estão ali não por vontade própria, mas pela insistência dos pais, ou até mesmo das escolas.
     No entanto a problemática é ainda maior, pois a criança ainda em sua idade, onde a gama de movimentos e habilidades encontra-se elevada acaba se restringindo apenas na fixação dealguns movimentos e habilidades motoras referentes à modalidade esportiva praticada. Além de tudo o crescimento de escolinhas, onde se ensina a modalidade esta em constante crescimento e geralmente os profissionais que acompanharam a criança em seu desenvolvimento em alguns casos não estão aptos a planejar de forma acertada o crescimento da criança dentro do esporte, sendo assim nos deparamos comcrianças e pré-adolescentes que são exigidos fisicamente, tecnicamente, taticamente e psicologicamente, comparados a profissionais do esporte.
     Essa temática tem sido estudada há algum tempo. Alguns estudiosos criticam e outros defendem o programa de esportes organizados para crianças. Nos estudos de Piaget (1980), o autor afirma que a criança, em um ambiente competitivo precoce, confunde asregras com objetivos por causa do seu realismo e por seu egocentrismo. Defende ainda, que o esporte coletivo exerce fascínio nas crianças muito mais pelo prazer da atividade (vivência) e pela coletividade do que pela competição.
     Neste sentindo que Piaget aborda o tema, encontramos uma variável positiva de iniciar com a criança cedo no esporte, haja vista que entendemos que este fator decoletividade, objetivos criados pela criança, prazer em brincar é algo criado pela essência própria da criança, sendo assim ela mesma constrói o ambiente propicio para adquirir uma gama maior no repertorio motor. Porém analisando a situação a conclusão é que chega em alguns momentos em que a criança não irá aceitar realizar uma atividade que ela não quer realizar, não tem o prazer em realizar, e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Considerações sobre iniciação precoce ao esporte
  • A iniciação precoce no futebol
  • implicações da iniciação esportiva precoce
  • Especialização precoce no esporte
  • Estimulação Precoce no Esporte
  • Esporte Iniciação Mini Tênis
  • A INFLUENCIA DO ESPORTE PROFISSIONAL NA INICIAÇÃO ESPORTIVA
  • Iniciação do esporte handball em escolas publicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!