A INFORMÁTICA E SUAS PROFISSÕES

1187 palavras 5 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

YURI HUDSON AMORA CASTRO

A INFORMÁTICA
E SUAS PROFISSÕES

CURITIBA
2014

RESUMO

Este artigo irá abordar as mudanças sociológicas proporcionadas pela informática tanto na área de processamento de grandes massas de informação quanto à nova geração de profissões que se originaram a partir do desenvolvimento da tecnologia de informação. Tem como base este artigo informações derivadas da internet e de uma discussão proposta em sala, que apontou vários pontos de vista, todos expondo as novas possibilidades que a informática nos permitiu descobrir.

PALAVRAS-CHAVE

Evolução da Informática, Informática no Cotidiano, Internet, Profissões, Ciência da Computação, Analista de Sistemas, Engenheiro da Computação, Engenharia da Computação, Facilidades da Informática.

01. INTRODUÇÃO
A palavra “Informática”, ao contrário da maioria das palavras no meio da computação, tem origem italiana e é a combinação das palavras “informação” e “matemática”. A informática está presente em nosso cotidiano seja como forma de lazer, acadêmica ou profissional ela exerce papel fundamental.
A área de informação digital cresce a cada dia e a evolução destes hardwares só é possível através das pesquisas e desenvolvimento dos profissionais da área.

02. A ORIGEM DA INFORMÁTICA
A tecnologia presente na atualidade é resultando de um constante processo evolutivo do ser humano, em que o homem cria ferramentas para facilitar seu trabalho. É considerado por muitos pesquisadores que a informática teve seu início com a criação da primeira calculadora do mundo em 1642 pelo francês Blaise Pascal. Apesar da criação de Pascal ter sido um grande passo rumo à direção da informática digital, o segundo marco desta evolução só acontece com a criação do primeiro

Relacionados