A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL AO FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES CULTURAIS INDIGENAS NO BRASIL

1379 palavras 6 páginas
A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL AO FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES CULTURAIS INDIGENAS NO BRASIL1

Milton2
Cesar Roberto3

RESUMO

A influência tecnológica na sociedadeé um dos principais fatores que proporcionam diversas mudanças no dia-a-dia e nos aspectos de todo o mundo, que podem causar benefícios e muitas vantagens e ao mesmo tempo também pode vir a nos causar diversos aspectos negativos.Pretendendo demonstrar que, no final do século XX e início do XXI, a tecnologia da informação tem sido uma ferramenta positiva, este artigo apresenta como tal, como o uso de T.Ipara preservação da cultura indígena para as futuras geraçõesque, possam compreende conhecimentos, costumes, arte, crenças, moral, leis e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos por uma determinadacomunidade enquanto membro da sociedade. No entanto, o custo das novas tecnologias, isolamento geográfico, e a falta de conhecimento de informática têm tornado difícil para os povos indígenas a adotá-lo.
Palavra chave: Cultura. Informática. Globalização. Tribos indigenas.

1 INTRODUÇÃO

Pelo menos 370 milhões de pessoas em todo o mundo são consideradas indígenas e a maioria delas vive em áreas remotas do mundo. Os povos indígenas são divididos em pelo menos 5.000 povos que vão desde os povos da floresta da Amazônia para os povos tribais da Índia, do Ártico até os aborígines da Austrália.
“Cultura é compreende conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade.”Edward Tylor, 1871. Os povos indígenas não necessariamente pretendem ser as únicas pessoas nativas a seus países, mas em muitos casos os povos indígenas são de fato "indígena" ou "nativo" para as terras em que vivem, sendo descendentes desses povos que habitavam um território antes da colonização ou a formação do atual estado.Os povos indígenas têm suas próprias línguas distintas, culturas e instituições sociais e políticas,

Relacionados