A informação turística

Páginas: 51 (12720 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2012
1 INTRODUÇÃO
A monografia ora apresentada tem como título: A informação turística: uma ferramenta para o desenvolvimento das potencialidades turísticas do Município de Ceará - Mirim/RN. O Município de Ceará Mirim integra a relação dos cinco municípios que teve seu Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano inserido no Programa de Desenvolvimento Turístico – (PRODETUR).
O Plano Diretorde Desenvolvimento Urbano, instituído como o principal instrumento da política de planejamento regional, tem como objetivo geral, ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade através do fortalecimento das potencialidades do município, incrementando a infra-estrutura básica, assegurando condições para o incentivo de novos investimentos e garantindo o bem estar dos seus habitantes(BRASIL – PNT 2007/2010).
Neste sentido, a referida monografia tem como objetivo geral expor a importância da implementação dos Box de Informações Turísticas no município de Ceará - Mirim/RN. Tendo ainda como objetivos específicos identificar os atrativos que a cidade oferece tais como naturais, históricos e culturais; mostrar a importância do planejamento, inclusão social edesenvolvimento para a sustentabilidade do turismo local; e ressaltar a importância de Ceará – Mirim no que diz respeito ao contexto turístico valorizando aspectos da comunidade local.
Para tanto, é importante ter claro que o conceito de turismo é um pouco controverso segundo os vários autores que tratam desse assunto. O turismo está relacionado com as viagens, porém não são todas as viagens que sãoconsideradas como turismo. O conceito de turismo implica a existência de recursos naturais e/ou culturais e infra-estrutura. Para Beni (1998) citado por Barbosa (p. 107, 2004):


Turismo é o estudo do homem longe de seu local de residência, da indústria que satisfaz suas necessidades, e dos impactos que ambos, ele e a indústria geram sobre os ambientes físico, econômico,sócio-cultural da área receptora (JAFARI apud BENI, 1998:38).


Desta forma o turismo não pode ser considerado uma atividade somente geradora de renda e divisas, sendo responsável também pela disseminação de culturas exercendo impactos sobre as áreas receptoras, com uma ótica social.
Para facilitar uma melhor compreensão e manuseio, este trabalho foi organizado em um único volume, composto detrês capítulos específicos apresentados a seguir:
No capítulo 1 – UMA ANÁLISE HISTÓRICO CONCEITUAL DO TURISMO, que aborda os aspectos da história do turismo que se dá antes mesmo do conhecimento, de fato, deste termo. A atividade turística passou por várias fases de evolução, dentre as quais estão envolvidos os aspectos relacionados à qualidade dos meios de transporte, dos meios de hospedagem edos tipos de alimentação. Com relação aos conceitos de turismo, para a Organização Mundial do Turismo (OMT) a teoria a seguir é mais aceita do ponto de vista formal onde diz que, “turismo é a soma de relações e de serviços resultantes de um câmbio de residência temporário e voluntário motivado por razões alheias a negócios ou profissionais” (DE LA TORRE 1992, p. 19).
Em seguida, trata-se daimportância das transformações ocorridas através do planejamento. Com o capítulo 2 – PROCESSOS, RELACIONAMENTOS E POLITICAS DE PLANEJAMENTO, aborda as questões relacionadas ao desenvolvimento turístico com base no planejamento, de acordo com Petrocchi (1998, p. 19) “planejamento é a definição de um futuro desejado e de todas as providências necessárias à sua materialização”. Planejamento é, semdúvida, o meio correto para conseguir o desenvolvimento turístico. Para que se possa concretizar o tópico no qual se refere ao planejamento se faz necessário saber da importância do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, instituído como o principal instrumento da política de planejamento regional, e tem como objetivo geral, ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade através do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • informação turistica e hoteleira
  • Postos de informação turistica
  • Oferta turística
  • Demanda turistica
  • Demanda turistica
  • Segmentação Turistica
  • Demanda turística
  • Animação turistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!