A INFORMÁTICA NA ESCOLA

2255 palavras 10 páginas
PRÉ-PROJETO

TÍTULO: A Informática na escola

TEMA: O uso do computador como recurso das séries iniciais do Ensino Fundamental

1 Introdução

O referido projeto é o resultado de uma pesquisa de observação que foi realizada junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Marcelino Champagnat, a qual está situada na Rua dos Canamaris, 754/Bairro João Alves. Tendo por finalidade apresentar experiência da prática de ensino docente junto às inovações tecnológicas em andamento da disciplina Investigação e Prática Pedagógica II, vivenciadas em caráter de observação, na referida escola, atendendo a uma exigência da grade curricular do Curso de Pedagogia.

Atualmente, estamos vivendo num estágio da sociedade tecnológica moderna em que assistimos ao inevitável processo de introdução e utilização da informática (tecnologias em geral) no contexto educacional. Como sabemos, isso se trata de uma exigência das transformações sociais para a escola de hoje e também como resposta da função social da educação.

Dessa forma, muito se tem discutido a respeito deste processo, sendo este um tema ainda não definido ou de consenso entre muitos teóricos da educação, onde alguns defendem e, por outro lado, outros desaprovam a inserção e o uso da tecnologia no contexto educativo.

Por isso, especialmente quando se trata da utilização da informática na prática pedagógica, acreditamos que seja relevante a compreensão por parte do professor, dos potenciais e, principalmente, dos desafios que são postos para o uso adequado dessas tecnologias num novo pacto educativo que se inaugura na sociedade da informação. É importante sabemos como estas tecnologias da informática tem sido introduzidas e usadas no processo educacional e, principalmente, se tem e como tem colaborado na prática pedagógica e no sucesso de alunos e professores.

1.1 Objetivos
Geral
Investigar se a Escola Padre Marcelino Champagnat utiliza o computador como apoio pedagógico no processo de construção,

Relacionados

  • ProInter TCC Aplica o Final
    19114 palavras | 77 páginas
  • Analise Ergonomica Equipe De Limpeza
    22085 palavras | 89 páginas
  • Kant
    25383 palavras | 102 páginas