A influência dos beatlles na cultura

2189 palavras 9 páginas
1. Introdução

Comportamento e moda sempre andaram de mãos dadas com o rock, em cada geração sua moda e seu estilo de vida criando uma conexão entre passado, presente e futuro e é assim também na música e em outras formas de expressão. Os anos 60 foram marcados por vários acontecimentos como: a guerra fria, as reivindicações dos jovens a revolução sexual, e as drogas. Os Beatles incorporam todas essas mudanças e no fim de uma década passaram por diferentes estilos musicais, posturas e ideais. A cultura pop se nutriu de um tempo hibrido feito de complexidades e superposições, e se dirige a um real que não é mais produtor, mas consumidor desejoso de espetáculo e transgressão, imagens e estímulos.

O capitalismo realizava uma integração com multinacionais na época surgindo certa expressão designado o homem da época.
A década de 1960 caracteriza-se pelo calor das manifestações sociais, política e culturais. Nesta década se destaca a revolução sexual, a descoberta da pílula contraceptiva e o surgimento do feminismo, numa quebra com os padrões mais tradicionais do passado.
Os protestos dos jovens e a articulação contra a guerra fria, guerra do Vietnã e o racionalismo (identifica-se a contra cultura) e os movimentos civis em favor da raça negra e da homossexualidade.
No meio destas transformações surgem em um cenário uma das maiores bandas de Rock and roll de todos os tempos The Beatles formado por quatro jovens de Liverpool – Londres. Para muitos a maior e melhor banda até a atualidade. Influenciou e foram influenciados pelas mudanças comportamentais da época.

2.1 Historia do Rock´n Roll

São mais de 50 anos de historia do “rock and roll” um ritmo contagiante que nunca envelhece, pelo contrario se renova a cada geração. Foi inventada na década de 50 por Chuck Berry e Elvis Plesley, uma fusão de Country Music, e do Blues, hoje essa definição pode ser ampla. Com o passar dos tempos o rock agregou elementos do Jazz, da música

Relacionados