A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES FÍSSICAS REALIZADAS NOS PERÍODOS HISTÓRICOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

689 palavras 3 páginas
A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES FÍSSICAS REALIZADAS NOS PERÍODOS HISTÓRICOS PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
Se observarmos alguns períodos históricos como a Pré-história, Antiguidade, Idade Média e Renascimento, podem de alguma forma, mesmo que pouco, identificar algumas influências para as aulas de Educação Física Escolar.
Sabe-se que a atividade física é utilizada desde a Pré-história, com fins de sobrevivência, com atividades praticadas apenas por razões utilitárias, guerreiras ou ritualísticas.
Evidentemente que identificar essas influências dentro do esporte de alto nível seria mais fácil, levando em consideração que as aulas de Educação Física na escola nos dias atuais seguem outra vertente, visando a formação integral dos seus alunos. Nesse aspecto poderia se fazer uma analogia com as atividades físicas praticadas na Grécia Antiga, mais especificamente as praticadas em Atena, que visava a formação integral do homem, outra grande referência de atividade física na Grécia Antiga era Esparta, porém com função militar e guerreira e com desprezo pelo aspecto cultural, não oferecendo grandes influências para as aulas de Educação Física Escolar atuais.
Outra grande influência deixada pela Grécia Antiga são as olimpíadas, que mesmo sendo esportes de alto nível, acabam, de uma forma ou de outra, tendo grande influência dentro da Educação Física Escolar, exemplo disso é o gosto dos alunos ao praticarem esportes como futebol, basquetebol, voleibol, etc. e os próprios alunos utilizam como referência os esportes de alto nível como base para as praticadas dentro do ambiente escolar.
Na Roma Antiga é herdado dos gregos o gosto pela pratica de atividades físicas, porém “diferente da concepção dos gregos, para os romanos as atividades físicas eram utilizadas para formar um protótipo de virilidade, perdendo o sentido do belo e da formação integral (OLIVEIRA, 1983). E mesmo existindo grandes investimentos em espaços para a prática de atividades físicas nesse

Relacionados