A INFLUÊNCIA DA EMISSÃO DE ORDEM DE COMPRA NA ÁREA FINANCEIRA DA EMPRESA MECASUL AUTO MECÂNICA S/A

5039 palavras 21 páginas
A INFLUÊNCIA DA EMISSÃO DE ORDEM DE COMPRA NA ÁREA FINANCEIRA DA EMPRESA MECASUL AUTO MECÂNICA S/A

Karina Silveira – karina.epd@gmail.com
Patrícia Machado Todero – p.todero@yahoo.com.br
Schandaia Mari – smari@ucs.br

RESUMO

O artigo tem como objetivo identificar as principais dificuldades geradas quando não existe a ferramenta de integração do setor de compras com o setor de contas a pagar. Considera-se que, a dificuldade encontrada em ter uma previsão de contas a pagar e do setor planejamento financeiro, é a falta de previsão é do setor de compras. O estudo está firmado com o cenário atual da empresa Mecasul Auto Mecânica S/A e referenciais teóricos, estes que corroboram o modelo apresentado como melhoria. Dos principais resultados do estudo pode-se concluir que tendo um planejamento de compras, reduz gastos desnecessários, aumenta qualidade nas aquisições e principalmente dando condições ao setor de contas a pagar ter uma previsão de gastos futuros, tendo em vista resultados positivos para a organização.
Palavras-chave: Planejamento de compras; Integração; Contas a pagar.

1. INTRODUÇÃO

Considera-se o setor de compras um setor estratégico dentro do complexo das organizações. O funcionamento do setor de compras, vai além da análise e desenvolvimentos de novos fornecedores, negociação e qualidade da aquisição, é também ter uma integração com eficiência com o setor de contas a pagar. Este aspecto se torna fundamental para um bom desenvolvimento da organização, pois o processo das aquisições são informações futuras de contas a pagar e com esta informação clara surge então uma previsão de contas a pagar.
Visando esta necessidade, as organizações procuram modelos de processo de compras onde existe essa integração compras x contas a pagar. Considerando assim uma melhoria contínua com a previsão de contas a pagar, redução de custos extras orçamentários e tendo resultados compartilhados. De acordo com Weston e Brigham (2000), a administração financeira

Relacionados