A influncia da cultura no desiquilibrio do genero o caso do sensap

3106 palavras 13 páginas
ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 2
2 QUADRO TEÓRICO CONCEPTUAL ...........................................................................5
3. A INFLUÊNCIA CULTURAL NO DESEQUILÍBRIO DO GÉNERO NO SECTOR OPERATIVO DO SERVIÇO NACIONAL DE SALVAÇÃO PÚBLICA 7
3.1. SERVIÇO NACIONAL DE SALVAÇÃO PÚBLICA (SENSAP) 7
3.2. AMOSTRA E COLECTA DE DADOS 8
3.3. ANÁLISE DOS DADOS 9
4. CONCLUSÃO 10
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho, subordinado ao tema Desequilíbrio do Género no Sector Operativo do Serviço Nacional de Salvação Pública, pretende analisar a problemática do desequilíbrio do género neste sector de actividade do SENSAP, sob ponto de vista da influência do preconceito cultural da divisão do trabalho com base no género, prática que nas sociedades patrilineares parte da educação familiar.
Vários autores se debruçaram sobre a problemática do desequilíbrio do género em algumas profissões ou ocupações profissionais como sendo derivado de preconceitos culturais ou da socialização dos indivíduos. Entre estes autores encontramos Marques e Lacerda (2008, pp. 7 - 8), que na sua asserção, o sexo de pertença fundamenta a construção e perpetuação de um preconceito de que há trabalhos masculinos e femininos. Para estes autores, todas as sociedades se esforçam para que, desde a infância, os seus membros internalizem os seus preconceitos colectivos que lhes permitem auto-regularem os seus comportamentos, seguindo os parâmetros considerados desejáveis. A socialização do género, faz parte desse processo de socialização e consiste, essencialmente na aprendizagem contínua das normas, de modo a que os comportamentos individuais se orientem, com rigor pelos padrões associados ao sexo de pertença.
Acrescentam ainda estes autores que, os modos de organização da família no que respeita as ocupações domésticas, constituem-se como um dos domínios em que a ideologia de género se expressa, neste caso em contexto privado. Para eles, os

Relacionados