a influencia do coaching e a gestão de pessoas

Páginas: 6 (1381 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013


PRISCILA DE SOUZA ALVES






A INFLUÊNCIA DO COACHING
E A GESTÃO DE PESSOAS









Belém
2013

FACULDADE DE BELÉM
PRISCILA DE SOUZA ALVES





A INFLUÊNCIA DO COACHING
E A GESTÃO DE PESSOAS




Trabalho de Conclusão de Curso apresentado com artigo, como requisito total para obtenção da graduação do Curso de Bacharelado em Administração, orientado peloprofessor Eduardo Marques.


Orientador (a): Eduardo Marques











Belém
2013
1. RESUMO
Para realização desta pesquisa, foi necessário a abordagem qualitativa, para saber o conhecimento dos empresários em relação a influência do coaching e a gestão de pessoas nas empresas, e a opinião deles na utilização destas ferramentas no seu empreendimento.

Palavras chaves: liderança,foco, gestor, coaching.


ABSTRACT
For this research was necessary a qualitative approach to know the businessman knowledge regarding the influence of coaching and people menagemant in organizations and their opinion on the use of these tools in your venture.

KEY WOLD: Leadership, focus, menager, coaching.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6
2. A PALAVRA E O PROFISSIONAL 6
3. O SURGIMENTODO COACHING 7
4. COACHING E A GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL 8
5. DESENVOLVIMENTO 9
6. OS DESAFIOS DESSE NOVO FORMATO 10
7. CONCLUSÃO 11
8. REFERÊNCIAS 12


1. INTRODUÇÃO
O coaching tem como foco no aprendizado imediato, de tarefas, nas tentativas e erro como característica, no crescimento profissional como objetivo, nas relações de autoridade perceptível, em relacionamento formal decurto prazo, relacionamento amigo e de duração limitada.

A PALAVRA E O PROFISSIONAL
O termo coach é traduzido como treinador, sendo que não seria neste caso, pois coach não tem as respostas e sim seus clientes que devem ter perguntas certas, para as situações.
O mesmo têm tarefas a serem cumpridas, buscando o desempenho dos colaboradores, criando um clima de apoio, suporte as pessoas. Seu focoprincipal é o crescimento e o desenvolvimento de sua equipe.

Segundo o autor Rabaglio (2004),
“Coaching pode ser entendida como um estilo de gerenciamento de pessoas e, também, como um processo bem definido com metas claras que desenham ações e contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento de pessoas e, como consequência, o desenvolvimento das empresas”.

O desenvolvimento de pessoas temganhado um grande espaço nas organizações, pois está conscientizando os empresários de que é preciso investir no melhor desempenho dos colaboradores, assim eles estarão motivados e tendo uma produtividade diária.












O SURGIMENTO DO COACHING
Sua palavra significa treinamento, ela têm origem na língua inglesa (coach), a primeira vez que a mesma foi utilizada foi na cidade deKócs, na Hungria, no século XVIII os universitários nobres da Inglaterra, iam para a aula com carruagens guiadas opor cocheiros chamados de “coacher”.
Só por volta de 1830 que o termo coach passou a ser sinônimo de “tutor particular” sendo considerado o que carrega, conduz e preparana seus alunos da universidade de Oxford.
O termo também foi utilizado em 1831 em esportes, para nomear a pessoaque treina o grupo de atletas.
Em 1950, é usado na literatura de negócios, pela primeira vez em uma habilidade gerencial de pessoas.
























COACHING E A GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL
O conhecimento dos executivos e empresários das instituições, em relação à coaching, vem crescendo no Brasil há alguns anos, algumas empresas já implantaram essas técnicaspara auxiliar em seu processo de Gestão de Pessoas, mas temos umas partes que ainda têm dúvidas no processo de inovar suas habilidades em relação ao aperfeiçoamento de pessoas e mão – de – obra.

Segundo Lakatos e Marconi (2006),
“O método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que permite alcançar o objetivo, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influencia da gestao de pessoas
  • A influencia da Tecnologia na Gestão de pessoas
  • Gestão de Pessoas: Processos e Influências nas organizações
  • A influência do Poder na gestão estratégia das pessoas
  • Estratégias de gestão de pessoas e a influência da inovação.
  • A Influência do Poder na Gestão Estratégica de Pessoas
  • A influência da gestão de pessoas na implementacão da gestão estratégica
  • GESTÃO DE PESSOAS E SUA INFLUÊNCIA NA OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS SUSTENTÁVEIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!