A influencia do agronecocio na economia brasileira

572 palavras 3 páginas
Na Grécia Antiga, Platão costumava diferenciar o mundo das idéias do mundo real. No mundo ideal, as formas eram perfeitas e suas correspondentes no mundo real eram apenas cópias imperfeitas. Nos intervalos de nossas sucessivas reencarnações, as almas contemplavam o perfeito mundo das idéias e reconheciam seus correspondentes no mundo real. Pensando em um exemplo, reconhecemos que pitbulls e puddles são cachorros porque lembramos vagamente de sua forma ideal, embora pitbulls e puddles sejam bastante imperfeitos.

Compreender o mundo das idéias exigia abstração e Platão acreditava que a matemática, da forma geométrica trabalhada pelos gregos, era a melhor forma de compreender o ideal. A escola fundada por ele, a Academia, destacava-se por estudar intensamente a matemática, que era, portanto, um método superior de aquisição de conhecimento.

Não obstante a motivação platônica fosse o ideal, em certos campos do conhecimento, a matemática tornou-se o único método válido, embora nada garanta que conhecimento matemático seja melhor que outro tipo. Evidentemente, a matemática e a modelagem têm suas vantagens na questão, por exemplo, do rigor lógico. É uma linguagem com regras bastante precisas. A Economia foi um dos campos que, a partir da revolução marginalista (década de 1870), introduziu a matemática definitivamente na teoria econômica, transformando-a em norma retórica, simbolo de rigor acadêmico. Entretanto, a economia ocupa-se do real e modelos demasiadamente abstratos tendem a ser idealizações. Contra a excessiva generalização, a Deutsche Historische Schule bem que tentou contender contra essa tendência na Economia em um conjuntos de debates batizados de Methodenstreit. Essa escola desapareceu ao exagerar na defesa do caráter idiossincrático dos processos sociais e do excessivo historicismo.

Assim, a ortodoxia econômica desenvolveu bastante seu arcabouço de ferramentas, permitindo modelagens cada vez mais complexas. A herança platônica, no que tange a

Relacionados

  • A importância contabilidade para gestão empresarial e pública
    6981 palavras | 28 páginas
  • Trabalho de logistica
    6584 palavras | 27 páginas
  • A Importância Contabilidade para Gestão Empresarial e Publica
    7760 palavras | 32 páginas