A INFLU NCIA DO MATERIALISMO HIST RICO NO SERVI O SOCIAL IDENTIDADE DE CLASSE E QUEBRA DE PARADIGMAS

891 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

RA 314202953 MARIA CRISTIANE DA SILVA
RA 914201055 NATÁLIA MATIOLI CABRAL

A INFLUÊNCIA DO MATERIALISMO HISTÓRICO NO SERVIÇO SOCIAL: IDENTIDADE DE CLASSE E QUEBRA DE PARADIGMAS

SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO

‘’Todo começo é difícil em qualquer ciência. ’’
(Karl Marx)

A gênese do Serviço Social foi marcada intensamente por influências da Igreja Católica e por interesses da classe dominante. Em meio a isso, houve correntes filosóficas para auxiliar alguns ideários, entre elas, o Tomismo de São Tomaz de Aquino, o Positivismo e a Fenomenologia.
O intuito dessas idéias, de fato, era de afastar o Assistente Social da realidade social, o que não o permitia desenvoltura para críticas e para maiores analise para compreensão social. A sua prática era voltada ao assistencialismo para promover os princípios da Igreja, e para favorecer a burguesia.
Karl Marx defendeu o método do Materialismo Histórico Dialético, este que foi refutado pela igreja desde sempre. Em meio a esta refuta, claramente o Serviço Social no seu inicio, foi bruscamente afetado e influenciado por isso.
Após a década de 1960, dá-se um quebra de paradigmas ao Serviço Social brasileiro, em meio ao seu reconhecimento de classe, ao qual, foi assentida a sua identidade como integrantes da classe proletária. Mediante a essa ruptura de preceitos, a profissão amadurece profissionalmente por meio da literatura de Karl Marx, no qual, possibilitou aos Assistentes Sociais contemporâneos, a questionar a Questão Social de maneira crítica e posicionar-se a favor da classe trabalhadora.

DESENVOLMENTO

Martinelli (2011 p.137) afirma que a quebra de paradigmas ocorrida no Serviço Social brasileiro, aconteceu após a década de 1960, em meio a sua identidade. Após a sua identidade de classe, o Serviço Social transformou sua ótica através do rompimento da alienação antes incutida no seu eixo profissional, e a autora ainda ressalta explicando:
[...] processo de

Relacionados