A influência ergonômica da cor no ambiente educacional: uma revisão

Páginas: 10 (2459 palavras) Publicado: 27 de janeiro de 2014
FALCÃO, Franciane da S.1; BORMIO, Mariana Falcão2; PACCOLA, Sileide A. de
O. 3; PASCHOARELLI, Luis Carlos4;
FILHO, Abílio Garcia dos Santos SILVA, José Carlos Plácido da
Resumo
Este estudo trata da relação entre os fatores ambientais e as atividades executadas no ambiente educacional, com enfoque para o aspecto “cor”. A revisão bibliográfica dos aspectos psicofísicos, a discussão deresultados de pesquisas experimentais quanto à aplicação das cores em ambientes e suas influências na atividade humana, indicam tratar-se de um elemento importante na aprendizagem, atuando através de seus efeitos psicofísicos, positiva ou negativamente nos resultados e comportamentos de alunos e professores. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, cor, saúde, ergonomia.
Abstract
In this paper, we draw arelation between the environment factors and the activities carried out in the educational environment. Within these factors, we focus the color aspect as object of study. Through the bibliographic review from the psycho-physic aspects and discussion of the results of experimental researches of the color in the environment and their influences in the human activity in the same environment, wepointed the color as important element in the learning atmosphere, in which acts, through their effects Psychic and physical, positive or negatively in the results and students' behaviors and teachers. Key-words in English: Teaching-learning, health, collor, human factors.
1. Introdução
O processo de aprendizagem é fruto da inter-relação dos diversos fatores didáticopedagógicos e físico-ambientais. Noque diz respeito aos fatores didático-pedagógicos, toma-se como referência a relação estímulo-resposta que, segundo Floresta (1995), é gerada por meio do planejamento da atividade educativa, relações afetivas e atividades motivacionais, as quais se apresentam na linha do pensamento de Vygotsky. Já os fatores físicos ambientais dizem respeito à configuração das variáveis físicas do ambiente, quede acordo com Iida (1990), são: temperatura, umidade do ar, velocidade do vento, iluminação (cor), ruídos, vibrações e acelerações. Neste aspecto, o enfoque dá-se para uma configuração física deste ambiente, que gere bem estar ao aluno, de forma que esse tenha condições físicas e psíquicas de desempenhar seu papel de aprendente. Neste contexto, a cor será considerada como fator preponderante noprocesso de ensino-aprendizagem, uma vez que esta ultrapassa os limites da estética e exerce influência no estado emocional e físico humano. Portanto, os objetivos deste estudo de revisão envolvem a análise das relações entre o aprendente e o ambiente educacional, a partir da revisão bibliográfica dos principais aspectos psicofísicos envolvidos, e a discussão de resultados de pesquisas experimentaissobre a aplicação das cores em ambiente de aprendizagem.
2. Ambiente Educacional
para sua realização

O ambiente educacional, abordado como objeto de estudo, tem despertado interesse de pesquisas em várias áreas. Por conta disso, as discussões sobre os fatores, que influenciam no processo de ensino-aprendizagem, tem sido ampliadas. Tavares (2000) afirma que as pesquisas realizadas na área daergonomia no ambiente escolar visam à contribuição para o ensino-aprendizagem, no sentido de melhorar as condições e a organização do trabalho no ambiente sala de aula. A sensação de bem-estar gerada inicialmente pelo ambiente predispõe positivamente o aluno para as relações afetivas, emocionais e cognitivas. As relações ocorridas nas zonas de desenvolvimento proximal, por exemplo, têm nessesfatores os elementos fundamentais Para Leucz (2001, p. 23), “[...] o estudo do espaço físico da sala de aula consiste em um tópico de fundamental interesse para a prática pedagógica. O ambiente pode tanto construir-se num facilitador de ensino-aprendizagem como pode fornecer obstáculos para ocorrência normal deste processo”. Vendo a sala de aula pela ótica da ergonomia, podemos entendê-la então como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O uso da cor e a sua influência em ambientes de varejo
  • A influência da estrutura e ambientes ergonômicos no desempenho educacional
  • A cor no ambiente
  • influencias educacionais
  • Influencias Educacionais
  • Influências Educacionais
  • influências educacionais
  • Ambiente educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!