A influência dos imigrantes que povoaram o brasil.

Páginas: 6 (1398 palavras) Publicado: 25 de maio de 2012
A INFLUÊNCIA DOS IMIGRANTES QUE POVOARAM O BRASIL


O início da imigração no Brasil começou no ano de 1530, pois a partir deste momento os portugueses vieram para o nosso país dando início ao plantio de cana-de-açúcar. Porém, a imigração cresceu a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes não-portugueses, que vieram para cá durante a regência de D. João VI. Devido a enormeextensão considerável de terras brasileiras e ao desenvolvimento das plantações de café, a imigração teve uma grande importância para o desenvolvimento do país, no século XIX.
Em busca de oportunidades na terra nova, os alemães, começaram a chegar em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque), os eslavos,originários da Ucrânia e Polônia, foram para o Paraná, os turcos e os árabes, se concentraram na Amazônia. Os que vieram em maior número foram os italianos, eles ocuparam a região de planaltos, no Rio Grande do Sul , onde se dedicaram à industrialização da uva e, também, deram origem a importantes cidades como Bento Ferreira, Garibaldi e Caxias do Sul. Outras nacionalidades completaram o fluxo migratório:espanhóis, portugueses, austríacos, suíços, holandeses, poloneses, franceses, ingleses, e norte-americanos. Inicialmente as colônias de imigrantes estavam limitadas ás terras altas e “frias” do centro das províncias. No início, o objetivo declarado da imigração era povoar imensas regiões desertas, para ocupar os vazios demográficos do país. Não demorou muito e a meta, passou a ser a ampliação dasfronteiras agrícolas e geração de riquezas.
Em 1888 veio à abolição da escravatura o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso território, com a necessidade de mão-de-obra qualificada para substituir os escravos, então, outros milhares de italianos e alemães chegaram para trabalhar nas fazendas de café do interior de São Paulo, nas indústrias e na zona rural dosul do país. Com isso, houve uma clara e deliberada intenção em substituir a mão-de-obra negra das grandes lavouras de café. Havia também, uma vontade de “melhorar a raça brasileira”, cruzando-as com povos considerados “superiores”. Na ideologia dominante naquele momento, o colono europeu era visto como um civilizador, enquanto o brasileiro branco e pobre era, segundo encontramos em documentosoficiais, “indolente, vadio, imprevidente e preguiçoso”.Contra os índios recaíam as acusações de serem, de acordo com as mesmas fontes, “vagabundos, ladrões e irresponsáveis”.Nesta perspectiva etnocêntrica, era desejável que o povo brasileiro passasse por um processo de “branqueamento”.
Os imigrantes esperavam encontrar, no Brasil, a terra prometida, onde “jorra o leite e omel”, um novo paraíso de deleites. Supunham que esta nova terra da promissão fosse a mais fértil, se comparada a todas as outras. Foram iludidos. De concreto, armou-se de fato uma cilada sedutora, na qual muitos europeus caíram.
Na Europa, os agentes das companhias de navegação e colonização, que ganhavam comissão por imigrante levado aos navios, agiam de má-fé. A fim de atrair o maior númeropossível de colonos, criavam-lhes falsas expectativas. Divulgava-se uma propaganda exagerada e enganosa a respeito das riquezas brasileiras e capixabas. Por meio de contratos, assinados pelos colonos ainda na Europa, o governo comprometia-se a lhes conceder vários benefícios como transportes, hospedagem provisória, assistência médica por dois anos, instrumentos de trabalho indispensáveis à lavoura:enxada, foices, facões e machados, sementes e mudas de milho, feijão, batata e abóbora, um casal de porcos, duas galinhas, um galo entre outros. No entanto não era isso o que acontecia. As cláusulas contratuais eram frequentemente quebradas e havia atraso no prazo de entrega dos suprimentos agrícolas a das ferramentas. Diante de tudo isso se conclui que os imigrantes foram ao longo do tempo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influência dos imigrantes
  • IMIGRANTES NO BRASIL
  • Os imigrantes no Brasil
  • Imigrantes no brasil
  • IMIGRANTES NO BRASIL
  • Imigrantes no Brasil
  • Imigrantes no Brasil
  • Imigrantes no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!