A Influência do Turismo na Economia

Páginas: 35 (8684 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1- INTRODUÇÃO 3
2- HISTÓRIA DO TURISMO E SUA EVOLUÇÃO 6
2.1- Idade Clássica 6
2.2- Idade Moderna 7
2.3- Idade Contemporânea 9
3- DEFINIÇÕES DO TURISMO 10
3.1- Conceito de Turismo 10
3.2 - Conceito de Turista 11
4- ECONOMIA 12
4.1 - Conceito de Economia 12
4.2 - Economia do turismo 13
5- TURISMO E ECONOMIA 14
5.1- Formação de Receitas Públicas 14
5.2-Contribuição no PIB – Produto Interno Bruto 15
5.3 - Efeitos Econômicos do Turismo 16
5.4- Efeitos da Saturação do turismo 23
6- POLÍTICA ECONOMICA 26
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
BIBLIOGRAFIA 29
ANEXOS 30











1- INTRODUÇÃO

O cenário global da economia brasileira demonstra que o turismo está conquistando espaço definitivo junto a diversos setores atuais. Como atividademundial em expansão, revela uma nítida tendência de crescimento e prosperidade para os prestadores de serviços turísticos como, hotéis, agencias de viagens, restaurantes e etc.

O turismo gera rendas, tanto para a localidade que desenvolvem esta atividade como para o Brasil em geral. Isso acontece por que o turismo necessita das prestações de serviços de empresas a ele ligado.

São esses serviçosque os turistas usufruem cada vez mais e que interferem de maneira significativa na economia, sendo que o turista sai de sua localidade habitacional, procura uma outra onde vai utilizar todos os serviços existentes deixando sua renda naquela cidade, gerando a atividade econômica conhecida como indústria turística que implica na estrutura de atendimento no local de origem do turista, compostaspelas agências ou operadoras, guias ou softwares que preparam a viagem, transportadoras que viabilizarão o deslocamento, a viagem propriamente dita e equipamento receptor no local de destino, os serviços prestados ao turista e toda essa relações entre visitantes e residentes do local visitado, faceta que se revela atualmente como a que merece mais atenção dentro do fenômeno turístico.

O turismopode de uma certa forma ser considerado, todo esse conjunto de atividades econômicas diversas, além de outras tantas ações mercadológicas que produzem riquezas e geram empregos para muitas regiões e países.

Dados oficiais da World Tourism Organization e World Travel & Tourism Council, para o ano de 1999, confirmaram um movimento físico real de 613 milhões de deslocamentos mundiais originados pelaatividade turística, correspondendo a um montante de US$ 3,8 trilhões de renda, direta e indireta, revelando uma significativa participação de aproximadamente 11% do PIB mundial. É reconhecidamente a indústria que mais emprega no mundo, ou 10% da força


de trabalho global, envolvendo muitas diferentes profissões e especialidades necessárias para a produção e o desenvolvimento econômicoglobal.

Empregos têm sido criados na área do turismo ou áreas que dão suporte ao turismo, onde um em cada dez trabalhadores brasileiros está vinculado ao setor turístico, desenvolvendo de forma própria ou subordinada a diversas prestações de serviços que, por se tratar de um mercado altamente competitivo, requer uma maior capacitação profissional com exercício de práticas de alta qualidade eatendimento. Não são mais admitidos, nos dias de hoje, o empirismo e o amadorismo dos empresários do setor turístico.

Por se tratar de um espaço tão próspero e inter-relacionado com infinitas formas de produção, para potencializar ainda mais seu desempenho, objetiva um estudo científico que proporcione informações precisas e eficazes para o aprimoramento de práticas empresariais que o setor produtivocontemporâneo exige.

O turismo tem apresentado efeitos econômicos, sociais e ambientais múltiplos. Naturalmente ocorrem implicações de desigualdade em termos de distribuição de benefícios e de custos, apesar de toda grandiosidade que a atividade propícia.

Com todo o crescimento dessa “indústria do turismo” impactos positivos e negativos tem sido observado.

Torna-se necessário à execução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influencia economia turismo
  • A influência do crescimento do turismo receptivo no brasil na economia brasileira no período de 1997 a 2007
  • Economia e turismo
  • economia e turismo
  • A econômia do turismo
  • Turismo na economia
  • Economia e turismo
  • Economia em Turismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!