A Influência do Sedentarismo na Prevalência da Dor Lombar: Uma Revisão de Literatura

Páginas: 16 (3846 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013
A Influência do Sedentarismo na Prevalência da Dor Lombar: Uma Revisão de Literatura

INTRODUÇÃO

A lombalgia apresenta-se como uma das queixas mais frequentes da coluna vertebral e é responsável por parte significativa da demanda nos serviços de saúde, uma vez que esta região anatômica recebe uma carga significativa do peso corporal (KLEINPAUL, 2008).

A coluna vertebral constitui o eixocentral do corpo humano. Para o funcionamento correto deste eixo é necessário o equilíbrio das peças que o constitui. Entretanto, como a coluna está constantemente submetida às mudanças posturais e ao suporte de diferentes cargas, o desalinhamento dessas peças ocorre com frequência, o que caracteriza a grande incidência de dores na coluna (FERREIRA; NAVEGA, 2010).

As dores na coluna e regiõesadjacentes correspondem à grande maioria dos motivos de queixas dos problemas ortopédicos, sendo uma das estruturas mais afetadas pelo sedentarismo e má postura (GUEDES; MACHADO, 2008).

O desconforto na região lombar não pode ser entendido apenas no contexto de um quadro álgico isolado. Na verdade, ele vem sendo descrito na literatura com uma síndrome de descondicionamento, onde fatoresbiopsicossociais interagem (COSTA; PALMA, 2005).

O músculo desempenha importante papel protetor das estruturas anatômicas da coluna vertebral. A hipotonicidade proveniente do desuso, a permanência prolongada em determinadas posições, a fadiga local, causam uma transferência excessiva de carga a essas estruturas provocando dor (COSTA; PALMA, 2005).

A inatividade física pode ter associação com doresna coluna e regiões anatômicas adjacentes. O sedentarismo é reconhecido como importante contribuinte para a ausência de saúde, uma vez que a falta de atividade física pode exercer um efeito nocivo sobre o sistema musculoesquelético, além de comprometer o bem estar psicossocial do paciente (MANCIN, 2008).

Os sintomas dolorosos podem agravar-se de forma progressiva e evoluir para a perda oudiminuição da função. A dor e a diminuição de função podem persistir durante anos e, em alguns casos, tornarem-se intratáveis, assim, a adoção de hábitos para controle dessas disfunções torna-se essencial, tanto em termos sociais como econômicos (COURY; MOREIRA; DIAS, 2009).

A prática de exercícios físicos regulares e supervisionados, com ênfase na correta execução dos movimentos, é importante parauma melhor qualidade de vida do indivíduo, o que irá diminuir as crises de lombalgias (KLEINPAUL et al., 2008).

Apesar da existência de artigos científicos que mostrem resultados benéficos da prática de atividade física em pacientes com lombalgia, as revisões de literatura relacionadas ao tema são escassas, principalmente no sentido de relatar os resultados encontrados sobre a prevalênciadesta disfunção. O conhecimento promovido por este estudo levará a uma melhor compreensão dos efeitos da atividade física nos níveis de prevenção da lombalgia. Neste contexto, o objetivo deste estudo é realizar um levantamento bibliográfico sobre benefícios da prática de atividade física em pacientes portadores de lombalgia.

MATERIAIS E MÉTODOS
Trata-se de um estudo descritivo baseado em umarevisão da literatura realizado no período de maio de 2011 a novembro de 2012, nas seguintes bases: Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme), Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs).

Em relação às bases de dados, foram explorados artigos originais publicados nos últimos quinze anos que possuam Qualis, e que envolvessem sereshumanos e foram excluídos aqueles que envolveram animais, e procedimentos cirúrgicos. Os artigos que foram apresentados em mais de uma base de dados pesquisada foram contabilizados apenas uma vez.

Foram encontrados 35 documentos, que incluíam artigos, monografias, dissertações, teses, porém aplicando-se os critérios de inclusão e exclusão, 30 foram utilizados para o desenvolvimento deste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevalência de dor lombar crônica em trabalhadores de enfermagem: revisão bibliográfica
  • A influência do sedentarismo na prevalência de lombalgia
  • A Influência das Brincadeiras na Recuperação de Crianças Hospitalizadas uma revisão de literatura
  • Prevalencia da do Lombar crônica
  • Dor Crônica Lombar
  • Psicologia da saude e dor lombar
  • Resumo palestra dor lombar
  • Avaliação e Manejo da Dor em Cães e Gatos com Câncer

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!