A Influência do Poder na Gestão Estratégica de Pessoas

Páginas: 7 (1661 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2014













RELATÓRIO DE ARTIGO CIENTÍFICO
GESTÃO DO CAPITAL HUMANO

























LONDRINA
2013
I. Título:
A Influência do Poder na Gestão Estratégica de Pessoas


II. Identificação do artigo:
a) Identificação dos Autores (Instituição de origem):
Leda Maria da Silva Senra Costa UBM
b) Ano da publicação:
2012
c) Onde o artigo foipublicado (Evento ou Revista):
IX SEGeT 2012 Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia
d) Área temática do artigo:
Gestão, Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade
e) Referencia do artigo conforme a ABNT
COSTA, Leda Maria da Silva Senra; A influência do Poder na Gestão Estratégica de Pessoas, IX SEGeT 2012 Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2012, Resende/RJ, 24 a 26 deOutubro


III. Resumo:

a) Tema:
R: A Influência do Poder na Gestão Estratégica de Pessoas e os reflexos destes fatores.

b) Objetivo:
R: O objetivo do estudo é pesquisar a relação entre a liderança estratégica e seus reflexos no desempenho dos subordinados.

c) Qual questão pretende responder no artigo:
R: Como a liderança e o poder que o líder possui pode refletir em seus subordinados equais são as formas de poder e de expressar este, para cada tipo de líder.

d) Objetivo do trabalho:
R: Este estudo teve como ponto inicial o objetivo de analisar o grau de aplicabilidade de poder pelos líderes, orientados pelos resultados ou estratégicos, na percepção dos profissionais da área de gestão de pessoas e de seus subordinados, bem como sua relação com a estratégia organizacional ecom os níveis de satisfação dos aspectos organizacionais, biológicos e psicológicos.

e) Resumo da metodologia a conclusão:
R: A política de gestão de pessoas se fazia presente nas empresas pesquisadas, entretanto, não são praticadas. Nos questionários respondidos pelos subordinados encontramos uma diferença entre a concepção que o líder apresenta de sua atuação e o que os subordinados oclassificam. Os empregados não enxergam a organização como uma busca estratégica de negócios. Os empregados não são comprometidos com os resultados por desconhecimento dos objetivos organizacionais. Nas poucas empresas em que o líder é estratégico a empolgação e comprometimento com os resultados esperados é intensa.
Nota-se claramente que o objetivo do líder sempre é buscar os melhores resultados paraa empresa, sem tomar nota e conhecimento de seus colaboradores e subordinados em aspectos não só trabalhistas, mas como cada um destes vê seu líder e como ele “suporta” e analisa o poder que seu líder possui e se é bem empregado ou não.


IV. Introdução:

a) Problema de pesquisa:
R: No artigo o principal problema visto pelo escritor e as análises que ele faz, é de que o líder não se importacom o seus colaboradores e que por isso há grandes reflexos, que não são levados em conta, mas são de extrema importância e que deveriam ser mais analisados para não ocorrem, como o fator psicológico de um colaborador que geralmente não é levado em questão mas é bastante conivente com seu desempenho, dando a ele ao menos uma autonomia de auto criticar seu líder e poder dar-lhe liberdade deexpressão já traria resultados bastante evidentes.

b) Justificativa para o estudo:
R: Analisar se realmente o líder sabe como lidar com o próprio poder a ele passado, e como cada tipo de líder vê e analisa cada resultado, sem levar em conta a opinião de alguém em uma menor hierarquia que ele.

c) Destacar uma citação importante da introdução:
R: Diante de uma nova sociedade torna-se necessárianovas maneiras de pensar, ou seja, propiciando a emergência de uma nova consciência que, nas relações pessoais, enfatiza "honestidade, a inexistência de uma conduta social imposta e a rejeição de relações de autoridade e subserviência". Os valores fundamentais dessa nova consciência "são compatíveis com uma sociedade do conhecimento, em que o capital humano é a variável econômica crítica e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência do Poder na gestão estratégia das pessoas
  • A influência da gestão de pessoas na implementacão da gestão estratégica
  • Gestão estratégica em gestão de pessoas
  • Gestão estratégica de pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão estratégica de pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Gestão estratégicas de pessoas N2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!