A INFLUÊNCIA DO MÉTODO ISOSTRETCHING NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Páginas: 11 (2552 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A INFLUÊNCIA DO MÉTODO ISOSTRETCHING NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Oliveira, M.C.B

Introdução

O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios da saúde pública contemporânea. No Brasil, o número de idosos (60 anos de idade) passou de 3 milhões em 1960, para 7 milhões em 1975 e 14 milhões em 2002 (um aumento de 500% em quarenta anos) e estima-se quealcançará 32 milhões em 2020 (COSTA et al., 2003).
Em paralelo às modificações observadas na pirâmide populacional, doenças próprias do envelhecimento ganham maior expressão no conjunto da sociedade. Um dos resultados dessa dinâmica é uma demanda crescente por serviços de saúde. Aliás, este é um dos desafios atuais: escassez de recursos para uma demanda crescente (CARVALHO et al., 2003).
O idosoconsome mais serviços de saúde, as internações hospitalares são mais frequentes e o tempo de ocupação do leito é maior quando comparado a outras faixas etárias. Em geral, as doenças dos idosos são crônicas e múltiplas, perduram por vários anos e exigem acompanhamento constante, cuidados permanentes, medicação contínua e exames periódicos (PEREZ et al., 2005; RAMOS, 2003).
A capacidade funcionalé uma importante habilidade da aptidão física e a definem como a capacidade de realizar tarefas que garantam uma vida independente e o bem estar global. Assim, a recomendação de programas de atividade física e exercícios são importantes como hábito de vida saudável e precisa ser quantificada para o entendimento de sua contribuição para a saúde e para a capacidade funcional da população idosa(ARAÚJO et al., 2006; BARATA et al., 2005).
Uma forma segura, simples e de baixo custo, para se avaliar a capacidade funcional é o teste de caminhada de seis minutos (TC6), introduzido em 1968 como um guia da aptidão física. Este teste não é específico para nenhum dos vários sistemas envolvidos diretamente durante o exercício, limitando-se a fazer uma avaliação global e integrada de todos estes sistemas(LAMONTE et al., 2006; MALMBERG et al., 2002).
O isostretching é uma modalidade de atividade física com finalidades terapêuticas e é considerado como terapia complementar para o tratamento dos desequilíbrios posturais. Tem por objetivo fortalecer e flexibilizar a musculatura, limitando tanto o relaxamento quanto a retração da mesma, corrigindo a postura e melhorando a capacidade respiratória(BELOUBE et al., 2003; BRANDT et al., 2004).
Pode ser considerado como um método postural global, visto que os exercícios são executados em uma posição vertebral de máximo alinhamento possível, com toda a musculatura corporal sendo recrutada e exigindo da coluna vertebral uma atitude de auto alongamento (MORAES et al., 2005).
Por conseguinte, o método promove consciência corporal, aprimoramentodo controle neuromuscular, flexibilização muscular, mobilidade articular, tonicidade e força, e, especialmente, controle respiratório, pois a respiração, focada principalmente na expiração, é à base do método (SANGLARD et al., 2005).
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre a influência do método isostretching na capacidade funcional de idosos.

MetodologiaPara obtenção dos dados deste trabalho foi utilizada uma estratégia de investigação em revisões bibliográficas e pesquisa eletrônica, em artigos científicos.
A pesquisa foi realizada em artigos publicados nos períodos entre 2002 e 2012 e disponibilizados em base de dados eletrônicos do campo da saúde: SCIELO, BIREME, PUBMED, MEDLINE e LILACS.
Foram coletados artigos com publicações nos idiomasportuguês, espanhol e inglês, utilizando as seguintes palavras-chave: Idoso, Isostretching, Capacidade Funcional e seus correlatos. Referências em artigos de revisão relevantes também foram examinadas para estudos elegíveis. Outras referências e estudos relevantes identificados foram examinados para citações adicionais.
Os artigos selecionados foram limitados a estudos que abordaram a utilização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • perfil da capacidade funcional em idosos institucionalizados
  • A influência do método pilates no equilíbrio em idosos
  • Avalação da capacidade funcional em idosos praticantes de atividade física
  • Os efeitos do treinamento de força na capacidade funcional do idoso
  • RESENHA: A influência da atividade física na capacidade funcional: envelhecimento
  • ATENÇÃO FARMACÊUTICA AO IDOSO: Influência do Profissional Farmacêutico – Uma Revisão
  • RISCO DE QUEDA EM IDOSOS NÃO-INSTITUCIONALIZADOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA.
  • FATORES DECORRENTES DA DEPRESSÃO EM IDOSOS- Revisão de Literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!