A influência do contexto sócio-afetivo nos processos de ensino-aprendizagem

Páginas: 9 (2119 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO SÓCIO-AFETIVO NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Ariel Barbosa Gonçalves
Luciana Lima Galvão

RESUMO
O presente artigo tem como referencial o estudo da influência do contexto sócio-histórico e afetivo no desenvolvimento da aprendizagem, onde o professor é sujeito essencial neste processo. O objetivo foi o fortalecimento da afetividade e da auto-estima, resgatandoa percepção positiva de si e do outro dos alunos da 6ª série de uma escola pública no interior do Ceará, através de atividades em grupo, com base em intervenções psicológicas. Observou-se que as relações sociais e afetivas influenciam diretamente no desenvolvimento integral do aluno.

Palavras-chave: Contexto sócio-histórico; Afetividade; Aprendizagem.


INTRODUÇÃO
A aprendizagemdesempenha papel central no desenvolvimento humano, tendo como característica principal os processos de mudança que acontecem como resultado da experiência.
O aprendizado, segundo Vigotski “é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas”. (1998)

Outro elemento fundamental no processo deaprendizagem é a escola. Na escola, as atividades educativas, diferentes daquelas que ocorrem no cotidiano extra-escolar, são sistemáticas, tem uma intencionalidade deliberada e compromisso explícito em tornar acessível o conhecimento formalmente organizado. Segundo Wallon, “a escola tem o papel de oferecer cultura, promovendo o desenvolvimento de aptidões na criança”, sendo a mesma, parte das condições deexistência onde a pessoa se desenvolve e constitui.

Para Rego:


“A relação entre ensino e aprendizagem é um fenômeno complexo, pois diversos fatores de ordem social, política e econômica interferem na dinâmica da sala de aula, porque a escola não é uma instituição independente, está inserida na trama do tecido social. Desse modo, as interações estabelecidas na escola, revelam múltiplasfacetas do contexto mais amplo em que o ensino se insere.” (1995)
Vigotski afirma que a aprendizagem se dá no contexto dos relacionamentos entre as crianças e delas com os adultos, nas conversas, brincadeiras compartilhadas, imitações, ou seja, não apenas no contexto escolar, mas em todas as redes sociais onde a mesma se insere. As relações sociais vivenciadas fora do ambiente escolar, como osaspectos afetivos que permeiam a relação direta com os pais ou cuidadores, irmãos, amigos e demais integrantes do grupo social do qual a criança faz parte, refletem diretamente no repertório de comportamentos verbais e não-verbais manifestados dentro da escola, portanto, torna-se claro que o aluno deve ser considerado em sua totalidade, visto que as emoções exercem papel fundamental em seudesenvolvimento.
A proposta walloniana põe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada, tornando indispensável para o bom andamento dos processos educativos que os professores adquiram uma postura mais acolhedora e empática com os alunos e que sua formação não se limite apenas aos livros, mas as experiências que podem realizar e contagiar a todos, interferindo assim na dinâmicada classe. A forma como o professor se relaciona com os alunos reflete na forma como o aluno se relaciona com o conhecimento e com os outros alunos do grupo, visto que o professor é tido como um modelo a ser seguido ou a ser negado, é referência. Os conflitos também fazem parte da relação ensino-aprendizagem, pois é constitutivo de todas as relações, o que irá diferenciar a qualidade da mesma é aforma como os conflitos serão resolvidos e cabe ao professor usar a sua experiência e equilíbrio para ser além de mediador de conhecimentos, mediador de conflitos. Wallon (1971) complementa que “a emoção necessita suscitar reações similares ou recíprocas em outrem e, (...) possui sobre o outro grande poder de contágio”.
As dificuldades de aprendizagem também devem ser consideradas como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência da motivação no processo de ensino-aprendizagem
  • Influências do lúdico no processo de ensino e de aprendizagem
  • A influência da afetividade no processo ensino aprendizagem
  • Influencia da avaliação no processo de ensino e aprendizagem
  • INFLUÊNCIA DA DIDÁTICA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
  • A influência da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
  • RELAÇÃO FAMILIA E ESCOLA E SUA INFLUENCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  • O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DIANTE DO CONTEXTO ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!