A influência do consumo de álcool durante a gestação e a lactação na aprendizagem de filhotes

Páginas: 5 (1135 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2013
A INFLUÊNCIA DO CONSUMO DE ÁLCOOL DURANTE A GESTAÇÃO E A LACTAÇÃO NA APRENDIZAGEM DE FILHOTES
SILVA, Liliane Maria da; ALMEIDA, Agostinha Mariana Costa de
Gestação com álcool
O consumo abusivo de bebidas alcoólicas - alcoolismo é considerado um problema de saúde pública no mundo. Estima-se que quase 14% da população preencham os critérios para dependência ou abuso de álcool emalguma época da vida. O uso de álcool constitui a terceira causa de mortalidade que poderia ser prevenida. O hábito de beber é um dos costumes mais antigos da humanidade, datando desde 6.000 A.C. e que apesar de todos os males que esse vício provoca permanece até hoje no campo social.
O etanol é um componente comum das bebidas alcoólicas e está à disposição da população humana para serconsumido. Mulheres grávidas, muitas vezes, não se abstêm do uso dessa droga, o que causará consequências para o desenvolvimento embrionário e fetal como prematuridade e natimortalidade. O etanol causa danos nos órgãos em geral e nos neurônios adultos ou em desenvolvimento e induz importantes efeitos neurotóxicos no desenvolvimento do cérebro (Ferreira & Silva, 2005).Segundo Surkan et al. (2012) o consumo de álcool é um importante fator de risco para a doença nos países desenvolvidos. Além de suscetibilidade genética, o consumo de álcool é moldado pelo ambiente social e familiar. A qualidade das relações parentais pode ser um dado importante para o abuso de álcool.
De acordo com Santos et al. (2010), o alcoolismo é definido como uma síndromemultifatorial com comprometimento físico, mental e social. Estima-se que mais de dois terços das pessoas em países ocidentais bebem além do que apenas ocasionalmente. Estudos apontam que nos Estados Unidos aproximadamente 10% das mulheres e 20% dos homens preenchem critérios diagnósticos para abuso do álcool, e 3% a 5% das mulheres e 10% dos homens preenchem critérios para dependência ao longo da vida.Ainda de acordo com o autor, o alcoolismo é um problema que afeta de 1 a 2% das mulheres em idade fértil. O consumo de álcool, tanto moderado como alto, durante o início da gravidez, pode ocasionar alterações do crescimento e do desenvolvimento morfológico do feto, sendo considerado, atualmente, como um problema de saúde pública. Apesar de gerar um grande custo social, ainda há carênciade estudos epidemiológicos sobre efeitos do álcool sobre o feto no Brasil. A metabolização do etanol é feita principalmente no fígado e se inicia imediatamente após a ingestão.
Santos et al. (2010) afirmam que devido a seu pequeno tamanho e suas propriedades de dissociação e polarização, o álcool é solúvel em água e relativamente solúvel em solventes não polares. Por esta razão, podeatravessar as membranas celulares e se difundir por todos os líquidos e tecidos do organismo. Dessa forma, atravessa livremente a barreira placentária e se distribui pelo líquido amniótico, atingindo os tecidos do feto. Os níveis sanguíneos materno e fetal são aproximadamente iguais após a ingestão materna de álcool. A difusão passiva do álcool ocorre por gradiente de concentração de tal maneiraque os níveis materno e fetal são similares até que todo o etanol seja metabolizado.
De acordo com Santos et al.(2010), os efeitos teratogênicos do álcool vêm desde a antiguidade, e no decorrer da história, houve um evidente aumento da incidência de abortos, natimortos e malformações congênitas em recém-nascidos de mães alcoolistas. Há uma associação bem documentada entre a ingestãomaterna de álcool e o desenvolvimento da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que é caracterizada por déficit de crescimento, dismorfismo facial e evidência de anormalidades do sistema nervoso central.
Ainda de acordo com o autor, no Brasil, há poucos dados sobre efeitos teratogênicos do álcool. Estima-se a incidência de alcoolismo materno em 6/1.000 gestantes e a incidência de SAF em 1/1.000...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicofármacos durante a gestação e lactação
  • o consumo de bebida alcoolica durante a gestação
  • consumo de tabaco e alcool durante a gravidez
  • Álcool na Gestação
  • Alcool na gestação
  • Álcool na gestação
  • Consumo de álcool na gestação: rastreamento em uma maternidade pública de teresina-pi
  • Nutrição na gestação e lactação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!