A influência de jogos e brincadeiras no ensino aprendizagem da 1ª fase

Páginas: 15 (3575 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
A INFLUÊNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA 1ª FASE

1 INTRODUÇÃO

Desde o nascimento, as crianças são mergulhadas num contexto social. Os adultos que convivem com elas, quando se transformam em parceiros de seus jogos e brincadeiras, muitas vezes não se dão conta da importância de cada gesto, de cada palavra, de cada movimento. Alguns desses adultos cantam,transmitem conhecimentos e ensinam brincadeiras. Outros pensam que as crianças não entendem nada e que só é preciso cuidar para que não fiquem doentes, não passem fome, frio ou sede.
A brincadeira é uma forma privilegiada de aprendizagem. Na medida em que vão crescendo, as crianças trazem para suas brincadeiras o que vêem, escutam, observam e experimentam. As brincadeiras ficam maisinteressantes quando as crianças podem combinar os diversos conhecimentos a que tiveram acesso. Nessas combinações, muitas vezes inusitadas aos olhos dos adultos, as crianças revelam suas visões de mundo, suas descobertas.

1.1 OBJETIVOS

1.1.1GERAL

A influência dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem da criança do 6º ano – considerando a percepção de professores darede Municipal de Gurupi – TO.

1.1.2 ESPECÍFICO

Promover a socialização entre os alunos;
Oportunizar os alunos a re (construção) das regras dos jogos e brincadeiras;
Considerar o aluno como um ser individual com limites e possibilidades.

1.1.3 Justificativa

Durante os anos como educadora foi possível perceber que o brincar paraas crianças é algo essencial, onde a construção de sua idade e sociabilidade interagem com outros grupos. A criança constrói sua identidade brincando, e ao brincar atua sobre a realidade, representando-a, vivenciando e transformando-a, num processo que é imaginário e ao mesmo tempo real.
Ao trabalhar com crianças de primeira fase, é perceptível verificar como elas estão dispostas aaprender, como também a importância do relacionamento em grupo. A brincadeira e os jogos é uma ferramenta pedagógica para a formação do ser humano, principalmente ao desenvolver a inteligência nos primeiros períodos da educação.
O brincar, como atividade essencialmente da criança, acompanha com ela o caminhar das sociedades. E para que ele não seja desvalorizado com as mudanças de valoresque ocorrem nas mesmas, precisa ser levado a sério, precisa ser praticado e experienciado principalmente pelas crianças, que trazem como marco de suas primeiras e principais atividades o brincar livre.

1.3.4 Questão Norteadora

Quais as percepções dos professores do 6º ano de Escolas Municipais quanto às influências dos jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem?2 Metodologia

2.1 Tipo de pesquisa segundo abordagem

Caracteriza-se como pesquisa descritiva exploratória.
Este estudo tem característica exploratória. De acordo com Triviños (1987), os estudos exploratórios permitem ao investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema. O pesquisador parte de uma hipótese e aprofunda seu estudo nos limites de umarealidade específica, buscando antecedentes, maior conhecimentos para, em seguida, planejar uma pesquisa descritiva ou de tipo experimental.
Pode ocorrer também que o investigador, baseado numa teoria, precise elaborar um instrumento, uma escala de opinião, por exemplo, que cogita num estudo descritivo que está planejando. Então o pesquisador planeja um estudo exploratório paraencontrar os elementos necessários que lhe permitam, um encontro com determinada população, obter os resultados que deseja.
Pensa-se que a realização de um estudo exploratório, pode ser aparentemente simples, elimina o cuidadoso tratamento científico que todo investigador tem presente nos trabalhos de pesquisa. Este tipo de investigação, por exemplo, não exime a revisão da literatura, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem
  • As influências dos jogos e brincadeiras na infância
  • a influência das brincadeiras na aprendizagem das TIC
  • JOGOS E BRINCADEIRAS NA APRENDIZAGEM
  • Jogos e brincadeiras na aprendizagem
  • Jogos e brincadeiras
  • A importância da valorização dos jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem e formação da personalidade...
  • Os jogos e brincadeiras como instrumento metodológico de ensino.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!