A influência das histórias em quadrinhos no desenvolvimento da leitura

Páginas: 8 (1776 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
As histórias em quadrinhos é um meio de comunicação onde se visualiza a partir de imagens o que o criador quer passar para o leitor, possibilitando assim o interesse dos alunos pela leitura, havendo aprendizagem e ao mesmo tempo possibilitando o lúdico. Trabalhar as histórias em quadrinhos em salas de aula pode ser um dos recursos para facilitar o desenvolvimento da leitura, sendo umenriquecimento tanto para o professor quanto para o aluno, adquirindo conhecimento de um importante meio de comunicação, aprender a ler se divertindo, não se tornando um martírio o processo de leitura.
Há muitas décadas as histórias em quadrinhos fazem parte da vida dos leitores, apesar dos adultos mostrarem um grande interesse de se divertir lendo esse tipo de história, seu público alvo sãoprincipalmente as crianças. Desde o século XIX, as histórias em quadrinhos aparecem em jornais e revistas com suas características próprias, combinando imagem e texto, personagens infantis, heróis, vilãos, despertando o interesse e gosto das crianças e dos leitores. Essas histórias trazem valores culturais e mostram a realidade e o cotidiano do público, dando lições de vida, ampliando seus conhecimentosno seu contexto social. Sendo chamadas de vários nomes como quadrinhos, comics, gibi, banda desenhada, fumetti ou mangá, elas ganham um sentido na vida do leitor, onde Feijó (1997p.7) á traduz como “imaginação traduzida visualmente para encantar e apaixonar gerações”.
Apesar de tantos preconceitos que os quadrinhos sofreram, eles ganharam seu lugar nas salas de aula, nas bibliotecas,fazem parte da vida da criançada e também dos adultos, que se diverte ao lerem, Feijó (1997) relata que o novo gênero passou a ser aceito como recurso didático na educação:
Há cerca de 25 anos, a educação e os quadrinhos fizeram as pazes de vez e se tornaram amigos inseparáveis. Essa amizade, agora sólida e profunda, vem exposta em livros didáticos, manuais de treinamento ecampanhas de esclarecimento e conscientização. (FEIJÓ, 1997, p.56)


As histórias em quadrinhos, portanto assumiram um lugar de destaque, e vários intelectuais e educadores começaram a ler as histórias, passando a reconhecer o valor artístico e pedagógico dos quadrinhos passando a fazer parte dos planos de suas aulas e também começaram a fazer parte dos livros didáticos na década de 1980, massó houve uma mudança contundente foi com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), promulgada em 20 de dezembro de 1996. O texto já apontava para a necessidade de inserção de outras linguagens, inclusive os quadrinhos, sendo oficializados como a prática a ser incluída na realidade de sala de aula no ano seguinte ao da promulgação da LDB, com a elaboração dos PCN.
Segundo oPCN (2001, p.19), “desde o início da década de 80, o ensino de Língua Portuguesa na escola tem sido o centro das discussões acerca da necessidade de melhorar a qualidade da educação no país”, afirmando que o principal fator é a questão da leitura e da escrita, que na maioria das vezes o professor não tem o conhecimento de técnicas que facilitam esse processo, trabalhando a leitura por obrigação,desestimulando os alunos a lerem e criar o gosto pela leitura, sendo que poucas crianças tem o hábito de ler e também acesso a bons livros. O papel do professor enquanto mediador é criar meios que facilitam o processo de leitura e trabalhar de maneira satisfatória para o mesmo e para os alunos permitindo que a leitura abra todas as portas para entender o mundo que o rodeia. Como Paulo Freire dizsobre o papel do educador que: “saber que ensinar não é transmitir conhecimento, mas sim criar as possibilidades para sua própria produção ou construção”. (FREIRE, Paulo. p 52, 1996)
Trabalhar leitura, principalmente para a criança não é um processo fácil, onde precisa de estímulo para criar o gosto e ter o hábito de ler, interpretar e fazer uso em seu cotidiano segundo o PCN (BRASIL, 1998,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influência da história em quadrinhos no aprendizado
  • Leitura em histórias em quadrinhos
  • O uso das histórias em quadrinhos, no incentivo a leitura.
  • Projeto- Histórias em quadrinho como objeto de desenvolvimento
  • Sonia Luyten Org Historias Em Quadrinhos Leitura Critica
  • A influência do protestantismo no desenvolvimento da alfabetização e leitura no ocidente moderno.
  • Historia em quadrinhos
  • História em Quadrinhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!