A influência da violência doméstica no processo de aprendizagem

Páginas: 11 (2647 palavras) Publicado: 3 de março de 2013
UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

AMANDA FREIRE GARCIA
RITA DE CÁSSIA ESCOBAR CONDI

A INFLUÊNCIA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2012

AMANDA FREIRE GARCIA
RITA DE CÁSSIA ESCOBAR CONDI

A INFLUÊNCIA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.



Artigo Científico Estágio Clínico, paraobtenção do título em Psicopedagogia, apresentado à União das Faculdades dos Grandes Lagos.
Coordenadora do Estágio: Profª. Dra. Patrícia C. M. Martins

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2012
A INFLUÊNCIA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Amanda Freire Garcia
Rita de Cássia Escobar Condi
Discentes do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia da UNILAGO

RESUMO

Este trabalhoapresenta o conceito de violência doméstica, suas modalidades muitas vezes velada, e como os danos psicológicos advindos dessa violência podem refletir no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Esse tema é relevante principalmente aos profissionais da psicopedagogia, visto a importância de um diagnóstico adequado o qual exige destes profissionais novos olhares sobre a família, a escolae a sociedade.

Palavras-chave: violência doméstica. família. aprendizagem.
SUMÁRIO. INTRODUÇÃO. 1 Conceito de violência. 2. Tipos de violência. 3. Violência familiar:Violência doméstica. 4. Violência praticada no âmbito familiar. 5. Aprendizagem. 6. A importância da intervenção psicopedagógica junto às famílias vítimas de violência doméstica.
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

O Brasilé um dos países que mais sofre com a violência doméstica: 23% das mulheres brasileiras estão sujeitas a esse tipo de violência e a maioria dos atos de violência contra crianças e adolescentes ocorre dentro da própria família (Cartilha Direitos da Mulher).
As consequências da violência doméstica podem ser muito sérias, pois crianças e adolescentes aprendem com cada situação que vivenciam, seupsicológico é condicionado pelo social e o primeiro grupo social que a criança e adolescente tem contato é a família. O meio familiar ainda é considerado um espaço privilegiado para o desenvolvimento físico, mental e psicológico de seus membros um lugar “sagrado” e desprovido de conflitos.
Partindo deste princípio, o objetivo da pesquisa é analisar como a violência doméstica sofrida por crianças eadolescentes pode influenciar no processo de aprendizagem.

1. Conceito de violência

Violência é o ato de agressão ou mesmo a omissão que causa sofrimento físico ou psicológico à vítima. A violência pode acontecer em qualquer lugar e ser praticada por qualquer pessoa.
A violência se manifesta por meio da tirania, da opressão e do abuso da força. Ocorre do constrangimento exercido sobrealguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer. Apresenta-se nas mais diversas configurações e pode ser caracterizada como violência contra a mulher, a criança, o idoso, violência sexual, política, violência psicológica, física, verbal, dentre outras.

2. Tipos de violência

O conceito de violência integra os diversos tipos de maus tratos cometidos por um agressorcontra membros da sua família ou pessoas com quem ele tenha laços afetivos.
Com base em Guerra de Azevedo (2001), consideram-se aqui quatro tipos de violência:
* Violência física: corresponde ao emprego de força física no processo disciplinador de uma criança, é toda a ação que causa dor física, desde um simples tapa até o espancamento fatal. Os tipos mais comuns de violência física são: tapas,empurrões, chutes, bofetadas, tentativa de asfixia, ameaça com faca, puxões de cabelo, queimaduras, tentativas de homicídios. Geralmente os principais agressores são os próprios pais ou responsáveis que utilizam essa estratégia como forma de domínio sobre os filhos.
* Violência psicológica: É a forma mais subjetiva, embora seja muito frequente a associação com agressões corporais. É um dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influencia da violencia domestica na aprendizagem da criança
  • A interferência da violência doméstica no processo ensino-aprendizagem
  • A violência doméstica e sua influência no desenvolvimento infantil
  • A influência da violência doméstica no desempenho escolar
  • A influência da afetividade no processo de aprendizagem
  • A influência do sono no processo de aprendizagem
  • A Influência das Emoções no Processo de Aprendizagem
  • Violência Doméstica: Um processo de adoecimento psicológico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!