A influência da separação dos pais no comportamento e aprendizagem dos filhos

Páginas: 30 (7387 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2012
1 INTRODUÇÃO

Até o século XX, o modelo tradicional de família consistia em pai e mãe vivendo juntos com seu(s) filho(s). Essa estrutura era considerada ideal pelo modo autoritário de se pensar da sociedade, portanto usado também para classificar como desestruturada os outros modelos.
Atualmente, é impossível não enxergar a existência de estrutura familiar diferenciada da tradicional, a maiscomum é a família de pais separados.
Geralmente, o divórcio gera para as crianças um trauma. Isso ocorre logo depois da separação dos pais, quando muitas crianças desenvolvem sentimentos como raiva, ressentimento e depressão.
As brigas de um casal ou mesmo a separação dos pais sempre deveriam ser algo a ser tratado apenas entre o casal em particular, jamais diante dos filhos.
Os paisdesconhecem a profundidade do problema que as discussões e os conflitos entre ambos podem gerar para os filhos quando eles as presenciam, devido ao fato dos filhos sentirem-se na obrigação de tomar partido de um deles, quando na verdade eles não gostariam de tomar partido de nenhum dos dois.
A criança é suscetível aos fatores externos que provavelmente se chocam com sua fragilidade interna, prejudicandoseu aprendizado e ao ingressarem na escola, muitas vezes, demonstram dificuldades de adaptação que pode ser conseqüência de conflitos e crises de um sistema familiar precário.
Como a escola deve auxiliar a criança nesse momento?
Quem tem mais dificuldade de superar essa fase, a menina ou o menino?
A análise do tema escolhido fez- se através de uma pesquisa de campo cujo resultado servirá deinformação a pais e educadores. Aos primeiros, por estar em permanente contato com os filhos e por serem os principais interessados pelo pleno desenvolvimento deles. Aos segundos, por continuarem a tarefa iniciada pela família, por terem a possibilidade e a responsabilidade de introduzirem influências positivas que sejam capazes de compensar as deficiências ligadas aos contextos de criaçãofamiliar da criança.
Nesse percurso, este trabalho pretende verificar até que ponto a separação dos pais influencia na aprendizagem do aluno, pois quanto mais cedo uma intervenção for iniciada, melhores são os resultados para a criança e sua família.
A influência da ausência paterna durante o desenvolvimento de um filho é um tema rico e complexo. Concomitantemente aos diversos fatores individuais decada caso, é indispensável examinar o impacto dessa ausência no desenvolvimento psicológico, intelectual e comportamental de uma criança.
É sabido que as necessidades das crianças que se defrontam com o divórcio de seus pais estão ligadas a sua idade e ao seu estágio de desenvolvimento. Esses fatores influenciam os sintomas e as reações em relação à separação dos pais. Dentre as váriasnecessidades sentidas pela criança durante esse período de transição, encontram-se: não ser envolvida no conflito; compreender que não é responsável pela separação; expressar-se a respeito da separação; Convém salientar que as explicações deverão ser adaptadas à idade da criança.
Aprofundaremos no capítulo 1 o estudo sobre educação familiar e o nível de aprendizagem dos filhos. Sendo a família a primeiraa despertar nas crianças a atividade de aprendizagem, e que estas "imitam" o modelo educacional dos pais, o que pode acontecer na aprendizagem de crianças ausentes deste ambiente familiar?
No capítulo 2 questionaremos o papel da escola diante dos conflitos familiares, sobre a sua função na aprendizagem das crianças, o modo como elas reagem às dificuldades encontradas.
No capítulo 3 veremos comoa escola tem lidado com a ausência de participação dos pais na vida escolar dos filhos. Será que a escola, no seu papel de formar cidadãos, também tem um papel de lidar com essa questão onde um dos pais, após a separação conjugal, demonstra desinteresse quanto ao processo de participação na formação de seu filho, na medida em que não tem acesso ou passa a não participar da vida escolar dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influencia dos pais no comportamento dos filhos
  • A influência dos pais no comportamento dos filhos
  • O papel dos pais na formação do comportamento que favorece a aprendizagem dos seus filhos
  • Separação dos pais e reação dos filhos
  • Escola de pais aprendizagem de filhos
  • A Influencia dos pais na escolha profissional dos filhos
  • A influência dos pais na iniciação esportiva dos filhos
  • Influência dos pais na saúde bucal dos filhos.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!