A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS NO CONTROLE DOS EFEITOS DA SARCOPENIA EM INDIVÍDUOS DA TERCEIRA IDADE

Páginas: 27 (6635 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS RESISTIDOS NO CONTROLE DOS EFEITOS DA SARCOPENIA EM INDIVÍDUOS DA TERCEIRA IDADE
Daiane Vieira de Assunção

1. INTRODUÇÃO

Todo ser humano já nasce consciente de que irá passar por um período irreversível e repleto de consequências e mudanças. A velhice, embora atinja a todos os indivíduos, sem preconceito quanto a cor, religião, raça ou situaçãoeconômica, afeta de diferentes formas a cada um.
E como hoje pode-se interferir nos efeitos relacionados com o envelhecimento, discute-se muito sobre o envelhecer com saúde, afinal, quando isto não ocorre, as consequências podem ser desastrosas, afetando diretamente a independência e a qualidade de vida do indivíduo na terceira idade, como também de seus familiares, como afirmam Matsudo, Matsudo eBarros Neto (2001).
Silva et al (2006) afirmam que os efeitos relacionados à velhice mais recorrentes são a diminuição de massa magra, e o aumento paralelo do porcentual de gordura. O aumento de gordura na composição corporal começa a aumentar a partir da terceira década de vida, processo do qual não se interrompe antes dos setenta anos de idade. Essas modificações correspondem ao declínio substancialda massa muscular, fenômeno conhecido como sarcopenia.
O enfraquecimento muscular ou sarcopenia pode ter um marcante efeito na autonomia funcional dos indivíduos na terceira idade, comprometendo a execução de atividades que exijam um grau mínimo de força, como carregar as comprar de mercado, varrer a calçada, levantar-se da cama, enfim, as chamadas atividades da vida diária (AVD’s).
E paramanter a integridade física, tornando o indivíduo independente para movimentar-se e realizar suas AVD’s, Araújo, Merlo e Oliveira (2007) afirmam que é necessário manter a massa muscular e sustentar o corpo.
Para tal, o treinamento de força apresenta-se como um dos mais recomendados, pelo fato dos exercícios de força promoverem aumento da massa muscular, incremento da força e potência muscular, comconseqüente impacto nas alterações funcionais e metabólicas relacionadas ao envelhecimento (SILVA et al, 2006).
Desta forma, o objetivo da presente pesquisa foi estudar os efeitos dos exercícios resistidos no controle da sarcopenia em indivíduos da terceira idade.

1.2 OBJETIVO
1.2.1 Objetivo geral
Estudar os efeitos dos exercícios resistidos no controle da sarcopenia em indivíduos da terceiraidade
1.2.2 Objetivos específicos
Conhecer as causas e consequências da sarcopenia;
Conhecer os efeitos da prática de exercícios resistidos em indivíduos da terceira idade;
Pesquisar os efeitos da prática dos exercícios resistidos sobre a sarcopenia.

1.3 METODOLOGIA
O presente estudo caracteriza-se como bibliográfico, pois, segundo Martins Junior (2008), a pesquisa baseou-se emlivros, artigos e revistas eletrônicas.
Segundo Martins Junior (p. 49, 2008), uma pesquisa bibliográfica “é o tipo de pesquisa na qual o pesquisador busca em fontes impressas ou eletrônicas, ou na literatura cinza as informações que necessita para desenvolver uma determinada teoria”.


















2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1 O INDIVÍDUO NA TERCEIRA IDADE
2.1.1Características dessa população
A terceira idade é um momento pelo qual a maioria dos seres humanos irá passar, porém, muitos a temem, provavelmente devido a todas as transformações, as perdas, o medo do abandono, a ocorrência de patologias que caracterizam a velhice e, principalmente, a aproximação da morte.
Na terceira idade o individuo já conseguiu viabilizar parte significativa de seus desejosinicias traçados para sua vida. Mas a busca pelos seus sonhos continua, porém em outro nível. Nesta fase é hora de se readaptar a um novo esquema de vida. Muitos param com suas atividades profissionais espontaneamente, outros compulsoriamente e necessitam se adaptar aos novos hábitos.
Os idosos em sua maioria passam a fazer uma reavaliação de tudo que realizaram na vida, tentando buscar uma nova...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influencia e os beneficios da pratica de atividade fisica na terceira idade
  • A influência da psicopedagogia na terceira idade
  • Exercicios na terceira idade
  • pratica da terceira idade
  • Exercicios na terceira idade
  • Exercicios para terceira idade
  • Exercícios físicos na terceira idade
  • EXERCÍCIOS FÍSICOS NA TERCEIRA IDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!