A INFLUÊNCIA DA MOTIVAÇÃO NA PRODUTIVIDADE

Páginas: 5 (1128 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014
A influência da motivação na produtividade
A essência do gerenciamento de pessoas se constitui pelo fato de uma pessoa realizar tarefas e alcançar objetivos por meio de outras pessoas. Logo, podemos verificar que o gerenciamento de pessoas é de suma importância para a execução de tarefas e atingir os objetivos.

Hoje, as organizações estão sendo tomadas pela liderança renovadora no tocante deuma nova forma de lidar com as pessoas e pelo trabalho em conjunto ao invés do individual.

Segundo CHIAVENATO (2011), com a Administração Humanística, as empresas mudam o foco que, antes era colocado na tarefa e na estrutura organizacional, para a ênfase nas pessoas que trabalham ou participam delas (colaboradores, fornecedores, clientes etc.)

"A Abordagem Humanística ocorre com oaparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir da década de 1930. Ela surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia e, em particular, a Psicologia do Trabalho." (CHIAVENATO, 2011, p. 94)

Com a crise de 1929, as empresas passaram a buscar intensificadamente mais eficiência. Para isso, começaram a fazer seleção de pessoal, definir líderesdemocráticos, utilizar a cooperação entre trabalhadores etc. Agora, fala-se de motivação, comunicação, liderança etc. deixando um pouco de lado alguns conceitos gerais de Administração, como departamentalização, hierarquia e racionalização do trabalho.

O gerenciamento inteligente das capacidades humanas ainda é irreal, por mais que venha ocorrendo tantos avanços. São poucas as empresas que respeitamtodos os parceiros (empregados, investidores, fornecedores, distribuidores e consumidores.) igualmente. Mais difíceis de encontrar ainda, são as que consideram seus colaboradores como um companheiro vital nos seus negócios. "A grande maioria das empresas ainda trata as pessoas como meros recursos produtivos e operacionais, dentro da mesma categoria das máquinas, equipamentos, instalações emateriais." (CHIAVENATO, 2002: 49)

De acordo com CHIAVENATO (2002), as pessoas trabalham por meio dos cargos que ocupam. Estes, por sua vez, devem ser projetados e estabelecidos para especializar os métodos de trabalho e as relações com os demais cargos.

Ao desenhar um cargo, o gestor determina de forma antecipada as características necessárias que a pessoa deverá possuir para ocupá-loapropriadamente. Se uma pessoa inadequada ao cargo o assumir, não desempenhará bem o seu trabalho e não corresponderá às expectativas do Administrador. Contudo, se o cargo for ocupado por alguém que possui as aptidões físicas e mentais necessárias, executará suas atividades corretamente, atendendo às expectativas e tendo um retorno satisfatório por meio de elogios, gratificações, reconhecimento e atépromoções.

A equipe de trabalho deve ser bem instruída por meio de uma comunicação bem feita; as dúvidas devem ser esclarecidas para que todos trabalhem de forma correta e eficiente. Geralmente, essa comunicação é intermediada por um líder em cada nível da organização. "A liderança constitui uma necessidade típica do trabalho em equipe." (CHIAVENATO, 2002: 147) O líder sabe ouvir as pessoas,respeitando-as e entusiasmando-as, toma decisões em determinadas situações e dirige as pessoas por meio da comunicação, porque ele sabe conversar e convencer os outros a fazer o que é certo.

Liderança e motivação são ferramentas imprescindíveis no mercado atual. As empresas e/ou organizações necessitam desenvolver mecanismos para alcançar seus objetivos, precisam locar pessoas para desenvolver a liderança egerar motivação, sem estes elementos sua sobrevivência no competitivo mercado sucumbe. ( MAURIZ, 2008.)

Com a Globalização, a concorrência entre as empresas eleva-se em velocidade cada vez maior. Isto faz com que as empresas precisem aprimorar muito sua competitividade como requisito a sobrevivência. Com isso, é necessário que as empresas tenham pessoas capazes de maximizar o uso do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NA PRODUTIVIDADE DAS ORGANIZAÇÕES
  • Motivação e produtividade
  • A influência da motivação
  • Influencia da motivação
  • MOTIVAÇÃO PARA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
  • Motivação e sua relação com a produtividade organizacional
  • Motivação que gera produtividade
  • Motivação para a qualidade e produtividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!