A influência da decisão da abertura de capital na estratégia financeira organizacional

Páginas: 17 (4005 palavras) Publicado: 6 de abril de 2011
ORGANIZAÇÃO PARANAENSE DE ENSINO TÉCNICO LTDA.
MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS E CONTROLADORIA
GLAUCIO SILVA DE MORAES

A INFLUÊNCIA DA DECISÃO DA ABERTURA DE CAPITAL NA ESTRATÉGIA FINANCEIRA ORGANIZACIONAL

CURITIBA
2011
GLAUCIO SILVA DE MORAES

A INFLUÊNCIA DA DECISÃO DA ABERTURA DE CAPITAL NA ESTRATÉGIA FINANCEIRA ORGANIZACIONAL

Artigo científicoapresentado à disciplina de Metodologia Científica como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Finanças e Controladoria, curso de pós-graduação MBA Executivo em Finanças e Controladoria, Organização Paranaense de Ensino Técnico.

Orientador: prof. Dr. Nelson Pereira Castanheira

CURITIBA
2011
A INFLUÊNCIA DA DECISÃO DA ABERTURA DE CAPITAL NAESTRATÉGIA FINANCEIRA ORGANIZACIONAL

Glaucio Silva De Moraes1

Orientador: Nelson Pereira Castanheira2

RESUMO

Palavras-chave:

COLOQUE AUQI O TÍTULO
TRADUZIDO PARA O INGLÊS

ABSTRACT

Keywords:
____________

1 Coloque aqui a sua titulação.
2 Doutor em Engenharia de Produção, com ênfase em Qualidade. Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Gestão de Pessoas.
1INTRODUÇÃO

Nos últimos anos há uma constante elevação das empresas que estão abrindo seu capital tendo como foco um grande municiador de recursos permanentes para suas finanças, com o objetivo aumentar sua eficiência no mercado concorrente.
Todos os recursos recebidos devido à abertura de capitais vêm por meio de diversas modalidades de financiamento a curto, médio e logo prazos, tendo custos paraisto de diversas naturezas, como legais; institucionais; publicidade; financeira e custo interno.
A abertura de capital traz diversos benefícios tanto para o investidor que têm a oportunidade de multiplicar seus dividendos quanto para a empresa, pois têm como característica a ampliação da base da capitação de recursos financeiros.
A negociação dos valores mobiliários junto ao público sedá principalmente junto a Bolsa de Valores que por sua vez têm o principal objetivo de negociar as ações das empresas de Capital Aberto, podendo ser públicas ou privadas. Para que essas empresas possam estar disponibilizando seus valores mobiliários é necessário que tenham um registro apropriado junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), sendo a mesma uma autarquia vinculada ao Ministério daFazenda do Brasil e tem como objetivo disciplinar o funcionamento do mercado de valores mobiliários e a atuação de seus protagonistas.
As empresas de capital aberto têm que se estruturar para que os benefícios gerados a partir da abertura de seu capital sejam superiores às suas desvantagens. Uma empresa de capital aberto necessita sempre de uma manutenção constante de seu Departamento deAcionistas e/ou Departamento de Relações com Investidores que têm como incumbência a centralização e fornecimento de informações internas à empresa.
A sociedade e as empresas irão se beneficiar consideravelmente com uma empresa de capital aberto organizada, regida e atuante no mercado de ações.

2 METODOLOGIA UTILIZADA

O procedimento metodológico adotado, em função dos objetivos foiconcebido através de uma pesquisa descritiva o qual foi observado, registrado, analisado e correlacionado fatos ou fenômenos.
O artigo foi compõe de três partes distintas: A primeira é essencialmente introdutória; tem como objetivo focalizar os conceitos. A segunda parte é conclusiva onde são expostas as principais conseqüências da tomada de decisão. A terceira é recomendatória, sãoapresentadas as principais características para uma tomada de decisão consciente.

3 ABERTURA DE CAPITAIS

Podemos definir como abertura de capitais o processo pelo qual a propriedade de uma organização é transferida, total ou parcialmente, para um grande número de pessoas que desejam dela participar e que não mantêm, necessariamente, relações entre si ou com o grupo controlador, em outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influencia da selic na estratégia organizacional
  • MERCADO DE CAPITAIS COMO ESTRATÉGIA FINANCEIRA: UMA APLICAÇÃO AOS PLANOS DE APOSENTADORIA.
  • ABERTURA DO CAPITAL
  • Abertura de capitais
  • Decisão financeira
  • Abertura de capital na Bovespa
  • Estratégia Financeira
  • REGULAMENTAÇAO E PROCESSO DE ABERTURA DE CAPITAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!