A influência da cultura organizacional na eficácia de programas de treinamento

Páginas: 27 (6552 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
1 INTRODUÇÃO

1.1 Apresentação

Para o crescimento de uma empresa são necessários investimentos em máquinas, métodos, processos e produtos, porém primeiramente a empresa tem de investir nas pelas pessoas que nela trabalham. Mesmo possuindo ao melhores equipamentos, facilidade de recursos financeiros e mercado em potencial, sem pessoas capacitadas para usufruir dessas vantagens, não épossível atingir o máximo possível do desenvolvimento.
De acordo com Boog (2002, p. 86), o treinamento quando bem definido é favorável para o desenvolvimento educacional da empresa. Nele as pessoas aprendem e aplicam seus conhecimentos, visando atingir objetivos específicos e pré-definidos de interesse mútuo. O processo formal de educação dentro da empresa é chamado de treinamento.O treinamento é a atividade responsável que se dedica à transmissão de conhecimentos objetivando suprir deficiências, estimular e desenvolver habilidades, potencialidades visando a um crescimento tanto no aspecto profissional, cultural do indivíduo como da empresa, no que tange à obtenção e manutenção de uma mão-de-obra mais qualificada e preparada para assimilar e superar desafios.Quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar. Atualmente, o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais.Assim o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio.


A conceituação de treinamento apresenta significados diferentes. Antigamente alguns especialistas em RH consideravam o treinamento um meio para adequar cada pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargosocupados. Mais recentemente passou-se a ampliar o conceito, considerando o treinamento um meio para alavancar o desempenho no cargo (CHIAVENATO, 1999, p.294).




1.2 Justificativa

Este trabalho é importante para entender porque a influência da cultura organizacional interfere nos programas de treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, pois observei em um projeto quedesenvolvi em uma empresa de grande porte no segmento varejista, que investiu muito no treinamento dos novos colaboradores na inauguração de 50 lojas em São Paulo.
A experiência foi produtiva, porém o aprendizado da cultura desta empresa não acompanhou os colaboradores na pratica do dia-a-dia, fazendo com que, muitos destes, solicitassem o desligamento.
O treinamento é uma das maispoderosas ferramentas de transformação nas Organizações. Transformação é uma palavra muito importante no contexto empresarial de hoje que apresenta a mudança como um ingrediente imprescindível para a sobrevivência no mercado e dentro da organização, pode promover, além do desenvolvimento da equipe em direção aos objetivos da empresa, a motivação e o aprendizado dos colaboradores, o que os tornariamais realizados e dedicados ao trabalho que exercem.
Assim, os benefícios advindos tanto para a organização como para o colaborador é algo que pode beneficiar a empresa como um todo. Por essas razões é que o tema em questão foi selecionado.


1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Compreender a influência da cultura organizacional na eficácia de programas de treinamento.1.3.2 Objetivos Específicos

Identificar na literatura específica informações sobre como fazer programas de treinamento adequados às culturas da empresa.
Identificar quais obstáculos à cultura organizacional interferem na confecção de programas de treinamento.


2 REVISÃO TÉORICA

2.1 As Organizações e as Pessoas

Para Daft (2002, p.11), “Organizações são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Influencia da cultura organizacional
  • A influência da cultura organizacional
  • influencia da cultura organizacional
  • A influência do treinamento na competitividade e clima organizacional
  • Influencia da Cultura Organizacional da Retenção de Talentos
  • A influência da cultura organizacional nos processos de mudança
  • A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE MUDANÇA
  • A influência da cultura organizacional nos processo de mudança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!