A influência da afetividade no processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física

Páginas: 15 (3513 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
FACULDADE SOGIPA DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E TREINAMENTO DOS ESPORTES COLETIVOS

WILLIAM FRANCONI E SILVA

A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PELOTAS 2012

1

WILLIAM FRANCONI E SILVA

A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Artigo apresentado àFaculdade SOGIPA de Educação Física, como requisito parcial para obtenção do título de especialista no Curso “Ensino e Treinamento dos Esportes Coletivos”, sob orientação do Dr. Rogério da Cunha Voser.

PELOTAS 2012

2 A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

WILLIAM FRANCONI E SILVA - autor DR. ROGÉRIO DA CUNHA VOSER – orientador RESUMO

Opresente estudo de cunho qualitativo e descritivo (GIL, 1999) teve como objetivo procura analisar a importância da afetividade no processo de ensinoaprendizagem. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, com quinze

professores de educação física de escolas públicas da cidade de Pelotas, sendo que oito professores eram de três escolas da rede estadual e os outros sete professores de três escolasda rede municipal as escolas. Também foram entrevistados trinta alunos sendo quinze da rede estadual e quinze da rede municipal. Todos foram selecionados por localização e principalmente pela disponibilidade dos professores e de seus alunos. Na entrevista com os professores o foco foi se a afetividade interfere de forma positiva na aprendizagem, quais os métodos que os mesmos usam e quais osresultados obtidos com este ensino afetivo. Já para os alunos se perguntou quais as características de um bom professor. Desta forma, foi possível verificar que afetividade interfere de forma positiva na aprendizagem. Constatou-se que a afetividade quando inserida pelo professor em seu planejamento metodológico acaba influenciando positivamente o processo de ensino-aprendizagem. A partir dos dadoscoletados é possível inferir que todas as respostas levam a definirmos que a afetividade na vida de um professor de educação física é indispensável, pois seu objeto de trabalho são pessoas com sentimentos, emoções e acima de tudo seres humanos. Com a obtenção dos resultados conclui-se que a afetividade é um fator importante no processo de ensino aprendizagem por que quando o professor de educaçãofísica tem ao seu favor uma disciplina que por conta própria já é uma das mais preferidas por parte dos alunos somada a um relacionamento amigo, atencioso e acima de tudo respeitoso fica mais fácil o ensino e por conta o aprendizado dos alunos. Palavras Chave: Educação Física. Afetividade. Ensino-aprendizagem.

3

1 INTRODUÇÃO

O ser humano não consegue viver isoladamente, dessa forma necessitado outro, das relações de proximidade, das relações de afeto entre seus pares. Conceituar a expressão afetividade não é uma tarefa fácil, uma vez que cada autor descreve seu ponto de vista a cerca do que considera afetividade.
Segundo Almeida (2002) “A afetividade é um domínio funcional, cujo desenvolvimento é dependente da ação de dois fatores: o orgânico e o social. Entre esses dois fatoresexiste uma relação estreita tanto que as condições medíocres de um podem ser superadas pelas condições mais favoráveis do outro. Essa relação recíproca impede qualquer tipo de determinismo no desenvolvimento humano”

Na escola os vínculos de amizade e inimizades entre os alunos são constantes e freqüentes. A escola é um local de encontro de inúmeras realidades sociais e cada aluno trás consigo suahistória de vida. O professor deve estar atento a isso, respeitando a bagagem cultural e social do aluno tentando compreender e integrarse a sua vida, pois desta forma o aluno terá melhor resultado afetivo e escolar. Muitos alunos têm carência de afeto, mostrando muito carinho pelos professores e outros não são capazes de expressar seus sentimentos. Alguns alunos expressam sentimentos de ódio,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência da afetividade no processo ensino aprendizagem
  • A influência da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
  • a influencia da afetividade no processo de aprendizagem da educação infantil
  • A influência da afetividade no processo de aprendizagem
  • As relações sócio-afetivas no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de educação física.
  • A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
  • A avaliação do processo de ensino aprendizagem em educação fisica
  • A influência das aulas de educação física no processo de alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!