A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Páginas: 22 (5430 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2013


FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS- FIP
PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL




Maria Júlia Lima de Oliveira








A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA


















MOSSORÓ - RN
2013
Maria Júlia Lima de Oliveira











A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NOPROCESSO DE APRENDIZAGEM
DA CRIANÇA








Trabalho de conclusão de curso apresentado, ao curso de Especialização em Gestão Educacional das Faculdades Integradas de Patos (FIP), como requisito obrigatório para a obtenção do Título de Especialista

ORIENTADORA: Prof.ª. Drª. Gilcélia Batista de Góis.

















MOSSORÓ - RN
2013

A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADENO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA1

Maria Júlia Lima de Oliveira2
Gilcéia Batista de Góis3

RESUMO

O aspecto afetivo tem uma profunda influência sobre o desenvolvimento intelectual da criança, pode acelerar ou diminuir o ritmo de desenvolvimento, além de determinar sobre que conteúdos a atividade intelectual se concentrará. Na teoria de Piaget, o desenvolvimento intelectual éconsiderado como tendo dois componentes: um cognitivo e outro afetivo. Paralelo ao desenvolvimento cognitivo está o desenvolvimento afetivo. O afeto inclui sentimentos, interesses, desejos, tendências, valores e emoções em geral. Piaget aponta que há aspectos do afeto que se desenvolve em várias as dimensões, e que o mesmo se apresenta, incluindo os sentimentos subjetivos (amor, raiva, depressão) easpectos expressivos (sorrisos, gritos, lágrimas). Na sua visão, o afeto se desenvolve no mesmo sentido que a cognição ou inteligência. E é responsável pela ativação de atividades intelectuais, analisando os vários livros. Percebe-se que este descreve cuidadosamente o desenvolvimento afetivo e cognitivo do nascimento até a vida adulta, centrando-se na infância. Onde suas capacidades afetivas ecognitivas se expandem através da contínua construção, e é por meio destas que as crianças tornam-se capazes de aperfeiçoar o afeto e ter sentimentos validados nelas mesmos. Neste aspecto, a auto-estima mantém uma estreita relação com a motivação ou interesse da criança para aprender.

Palavras-Chave: Afetividade. Criança. Motivação.

1 INTRODUÇÃO

Na sociedade em que estamos vivenciando oprofessor tem um papel afetivo muito significativo na vida dos educandos. Sem esta afetividade não há uma dinâmica escolar eficaz que garanta aos alunos uma oportunidade de crescimento e aprendizagem integral.
Suas relações entre professor e aluno, se manifestam através das inquietações que  mostraram que a  relação intrínseca é um fator imprescindível para o desempenho escolar e pessoal dos alunos.Constata-se que os alunos que tem uma boa relação educador/educando têm também outras dimensões quando pautadas no respeito, carinho e principalmente humanizadas.
A pesquisa está fundamentada dentre muitos autores renomados, para observar a influência da relação afetiva no processo de aprendizagem como fator fundamental para a construção da auto-estima do aluno.
Atualmente a escola temrealizado um papel que vai além da educação e da psicologia que têm dado uma qualitativa atenção aos estudos da afetividade na dinâmica entre os alunos para com sua aprendizagem pretendendo-se demonstrar que a afetividade tem participação no processo de construção do conhecimento, como também na sua formação de aprendizagem, tanto moral como de personalidade, podendo ajudar os educandos a desenvolveremfatores positivos que estariam contribuindo para sua auto-estima, acreditando assim no sucesso escolar, tendo como princípio básico a afetividade em sua importância na aprendizagem e consequentemente, contribuindo para construção do afeto na relação intrínseca entre professores e alunados.

2 A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

A afetividade no processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influência da afetividade no processo de aprendizagem
  • A influência da afetividade no processo ensino aprendizagem
  • A influência da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
  • a influencia da afetividade no processo de aprendizagem da educação infantil
  • Afetividade e a influência na criança..
  • Monografia
  • Influencia da afetividade na aprendizagem
  • A afetividade e sua importância no processo de aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!