A influência africana na formação religiosa do brasil

Páginas: 44 (10916 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
A INFLUÊNCIA AFRICANA NA FORMAÇÃO RELIGIOSA DO BRASIL
Evaldo Campos

É muito difícil encontrar-se um estudo religioso e exemplo sobre a influência das religiões africanas no Brasil. Em verdade, coube a sociólogos e antropólogos o estudo da raça negra e da escravidão e, nesse estudo, o exame da contribuição afro para a formação do homem brasileiro e também das nossas manifestações religiosas.Vê-se, entretanto, entre aqueles que analisaram o tema, a pretensão de localizar um africanismo puro, interferindo na formação da sociedade brasileira. Essa visão, todavia, não retrata a realidade e sem que precisemos remontar à pré-história da religião na África, verificaremos que, embora estejamos diante de um único continente, nele visualizamos um grande mosaico, ao mesmo tempo étnico,linguístico, cultural e religioso.
Só para selecionar três das mais importantes manifestações religiosas no continente negro, destacaremos o Catolicismo, representados pelos nomes exponenciais de Santo Antão, nascido em Coma, no Egito, no ano de 251 e que teve papel fundamental na definição dos rumos de tormentosa questão que agitou um dos primeiros concílios da Igreja Católica e Santo Agostinho,nascido em Tagasta, antiga Nomídia e hoje Argélia, no ano 354 e que veio como o anterior integrar a constelação dos santos da Igreja Católica. Vemos ainda o Islamismo espalhando-se pela convicção e pela força da espada e as religiões consideradas autóctones, sob a denominação genérica de fetichismo. O mosaico religioso, portanto já era uma realidade, bem antes da descoberta do Brasil.
Também,sob o ponto de vista social, o quadro não é diferente, mas reflete profunda diversidade, como revela a classificação de Heskovits, que distribui os povos da África nas seguintes culturas: Joisan, Oriental do Gado, Ponta Oriental, Congo, Costa da Guiné, Sudão Oriental, Deserto e Egito. Já Denise Paulme nos oferece um panorama diversificado das etnias distribuídas no solo africano, que ela retratacomo:
• Melanoafricanos: Sudaneses, Guinéus, Congoleses, Nilóticos e Sul-Africanos;
• Abissínios: Oromi, Ambara e Tigray;
• Etíopes: Semi-camíticos e Fulge;
• Negritos: Bosquimanos e Hotentotes.
Sob o ponto de vista linguístico, foram identificados três grandes ramos: Camito-Semíticos, os de língua negro-africanas, que se subdividem em Sudaneses, Nilóticos, Semibanto e osde língua Joisan.
Das pesquisas realizadas na Bahia pelo estudioso Artur Ramos, proclamou-se que, dessas culturas, as que vieram para o Brasil, quando se iniciou o processo de nossa colonização, foram as Sudanesas, que se dividem em Iorubanas, com os grupos Nagô, Ijechá e outros menores, as Daomeanas, com os Gege, os Efan e outros menores e a Fanti-Ashanti (esta última com pequeníssimarepresentação no Brasil e presença maciça nas Guianas).
A cultura Guineano-Sudanesa-Islamizada, representada pelos grupamentos Peuhl, Mandinga, Tapa e Borem e as culturas Bantas, representadas pelos Angola-Congolês e Contra-Costa. Destas, a Sudanesa e a Banta foram as que mais influíram na formação do homem e, por via de conseqüência, na formação religiosa de nosso país.
A cultura islamizada, porser extremamente fechada, evitou qualquer contato com a cultura colonizadora, isolando-se e, por haver fomentado alguns movimentos de revolta, sofreu profunda repressão, com seus membros separados e espalhados por todos os cantos do Brasil.
Os Sudaneses fixaram-se preferencialmente na Bahia, onde deixaram marcas preciosas de sua passagem, através do grupo Iorubano, grupo dominante, cujalíngua, o nagô, veio a ser considerada a língua geral dos negros. Seu vestuário foi marcante com as saias rodadas, com os panos vistosos e os braceletes e argolões, que enfeitavam aquelas que dele se valiam. Amantes da música, que levaram às práticas religiosas, introduziram em nossa cultura o tambor e aquele alongado, em oposição ao tambor banto, que mais se assemelha a uma barrica, os agogôs, os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A influencia africana na formação da língua portguesa no brasil
  • A INFLUÊNCIA AFRICANA NA FORMAÇÃO RELIGIOSA BRASILEIRA
  • Influência da imigração africana no brasil
  • A influência da cultura africana no brasil.
  • A influência africana no Brasil
  • A INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL
  • As influências africanas no Brasil
  • Influência Africana no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!