A inflação e a má distribuição de renda

Páginas: 15 (3675 palavras) Publicado: 24 de maio de 2011
"A inflação e a má distribuição de renda"

Artigo de Carlos Lessa:
Em artigo ao Valor Econômico, o professor de economia da UFRJ, Carlos Lessa, comenta a visita da delegação do Banco Central Brasileiro a Wall Street como forma de passar segurança a investidores perante o processo sucessório. A viagem, de fato, tranquilizou banqueiros americanos que, certos do controle do presidente do BC,Henrique Meirelles, sobre os juros e o dolar, afirmaram que decisões imediatas do Banco Central não mais afetam decisões de investimentos estrangeiros no Brasil. Lessa comenta da provável elevação dos juros e da projeção de cobrir o déficit de transações correntes em 2010, o que faz com que se especule ser bom para estrangeiros investir no Brasil. O professor cita, também, a rersistência da inflaçãobrasileira, que se manteve apesar da deflação no resto do mundo em 2009, com a crise financeira, que permite que ao Banco Central praticar elevadíssima taxa de juro, facilitando aos bancos alto spread e ótimos balanços. Lessa discorre sobre o longo processo inflacionário brasileiro ao longo do artigo, enfocando nos ganhos e perdas de diferentes classes sociais. Para ler o texto na íntegra.(GESEL-IE-UFRJ - 10.03.2010)

Análise

Quem brinca com fogo acaba se queimando. O excesso de entrada de dolares valoriza o real que causa dificuldades para exportar, a dupla causa menor crescimento econômico. é inevitável. A euforia desenfreada resulta em perda do contato com a realidade que parece estar acontecendo no País. A “China das Américas” pode não ter base suficiente para aguentar tamanhapressão da entrada do capital estrangeiro e perder fôlego. Novamente temos uma ameaça real de “bolha” na economia, que por sinal vai bem. Qualquer previsão futurista pode desaparecer em segundos, os ganhos em bolsa de valores só vale para quem entrou na “baixa”, muitos aplicadores ainda amargam grandes prejuízos por conta da crise financeira mundial. A conta dos estímulos governamentais para aeconomia voltar a crescer mais dia menos dia terá que ser paga, o que fazer? - não há receita pronta, aguardar os acontecimentos e ter bom sendo sem arriscar demasiadamente é uma sugestão a ser considerada, nada mai
RESUMO
CRESCIMENTO econômico e distribuição da renda são temas básicos da teoria econômica e das análises econômicas do desenvolvimento do Brasil, um país com desigualdade extremamenteelevada. A análise da desigualdade ganhou especial notoriedade a partir de 1972, depois da publicação dos resultados do Censo Demográfico de 1970. Hoje, parece consensual que é necessário reduzir essa desigualdade, mas toda medida prática nesse sentido gera polêmica.

1) De que forma a política monetária afeta os resultados econômicos de um país (PIB) e a distribuição de renda.

Asdesigualdades sociais têm uma grande relação com a qualidade de vida das pessoas. No Brasil, por exemplo, as desigualdades regionais através do PIB (Produto Interno Bruto), têm um grande desenvolvimento regional muito conhecido, pois apresenta um desequilíbrio regional muito expressivo.
O Nordeste apresenta um produto per capita 3 X menor que o do Sudeste, já na questão de moradia, a região Nordeste sai nafrente.
As desigualdades regionais apresentam um quadro de emprego bem aguçado. As regiões que tem menor índice de emprego formal são o norte e o Nordeste. Já a região que tem um nível elevado de emprego é o Centro-Oeste.
As regiões que mais sofrem com as desigualdades regionais são o Norte e o Nordeste.
Renda per capita que compõe o IDH brasileiro( Índice de Desenvolvimento Humano)
A moedabrasileira não é bem distribuída entre a população.
Um indicador social que evidencia um bom IDH e a renda per capita, no Brasil há uma grande desigualdade na distribuição de renda entre classes sociais e diferenças entre sexo e raça.
O rendimento de um país é expresso em renda per capita, que corresponde à riqueza de um país dividida pelo número de habitantes, mas uma elevada renda per...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • má distribuição de renda
  • Crescimento e má distribuição de renda
  • má distribuição de renda
  • Análise da relação entre a função social da empresa e a má distribuição de renda no brasil
  • Distribuição de Rendas
  • Distribuição de Renda
  • Distribuição de renda
  • Distribuição de renda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!