A Inflação e sua Evolução Histórica na Economia Brasileira

Páginas: 15 (3585 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Universidade Federal de Roraima
Ciências Econômicas
Disciplina: Introdução à Economia














Inflação e sua Evolução Histórica na Economia Brasileira











Boa Vista
Julho/2014
INTRODUÇÃO
Um dos males mais discutidos na economia mundial, por qualquer país, é a inflação, tem sua origem na economia de mercado. A inflação está ligada diretamente ao poderde compra do consumidor e no poder do Estado de combater ou controlá-la. Os efeitos da inflação, considerada como male econômico para qualquer indivíduo ou governo, são devastadores para a economia, principalmente quando uma sociedade procura se fortalecer para evitar as desigualdades sociais de distribuição de renda e controle econômico.
As autoridades governamentais, insultando a inteligênciado povo brasileiro procuraram como se fosse possível, através de normas jurídicas e não por trabalho, produção e circulação, como parece à lógica aconselhar, independente de fatos econômicos preexistentes, combaterem, controlar e reduzir, até mesmo, zerar a inflação.
A inflação vem perseguindo a sociedade brasileira desde a época da política de industrialização promovida por Juscelino Kubitschekde Oliveira, quando os índices começaram a aumentar descontroladamente e atingiram percentuais altíssimos no ano de 1980.
Os governos sucessores de Juscelino Kubitschek criaram alguns planos econômicos com a finalidade de combater a inflação, mas não surtiram efeitos, logo, voltou a aumentar.
O presente trabalho foi realizado com o objetivo de apresentar uma breve síntese sobre a inflação e seusefeitos na economia brasileira, em suas respectivas épocas até o ano de 2003.


CONCEITO E CARACTERISTICAS
A quantidade de dinheiro na economia é uma variável decorrente das políticas monetárias do governo — mais especificamente, de seu Banco Central. Inflação é um aumento na quantidade de dinheiro e de crédito criado em decorrência da criação adicional de dinheiro.
“Inflação é um processopelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos.” (MOREIRA, 2011).

Dentre os inúmeros conceitos de inflação, considera-se o mais comum: aumento contínuo e persistente dos preços em geral queabarcam e abrangem à economia de um país que produz uma ininterrupta perda do poder aquisitivo da moeda (perda do poder de compra do mesmo produto em determinado período que se comprova anteriormente). A inflação é um mal para a economia de um país, se não controlada, causará a falência. Quem geralmente perde mais são os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicaçõesque lhe garantam a correção inflacionária.
A inflação pode ser caracterizada:
1 - Moderada ou Deslizante ou Rastejante, quando o aumento dos preços for aproximadamente até 3%;
2 – Trotante: quando o aumento dos preços for acima de 3% e inferior ou igual a 10% (dez por cento);
3 - Galopante: quando o aumento dos preços for acima de 10% e inferior ou igual a 60%.
Quando o aumento dos preçosfor igual ou acima de 60%, denomina-se hiperinflação.

TIPOS
Podem-se observar diferentes tipos de inflação. Dentre elas, destacam-se:

Inflação de Demanda
Ocorre quando os consumidores, por algum motivo, elevam o consumo de mercadorias. Quando isso ocorre, eles terão de disputar entre si as poucas mercadorias disponíveis para a venda. E o empresário normalmente decide vender para aquele quese dispor a pagar mais pela mercadoria escassa. Daí a razão dos preços subirem. Para se combater este tipo de inflação, torna-se necessário aumentar a oferta ou diminuir a demanda. Como dificilmente a oferta pode ser elevada no curto prazo, geralmente, o governo acaba optando pela segunda alternativa.
Inflação de custos
É o tipo de inflação que acontece quando a demanda permanece estável, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução histórica das constituições brasileiras
  • evolução historica das constituições brasileiras
  • Evolução histórica das constituições brasileiras
  • economia brasileira e a inflação
  • Evolução historica da economia
  • A evolução histórica da economia
  • Economia Política: Evolução Histórica
  • Evolução da Economia Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!